Filtrar


Questões por página:
A manipulação de substâncias com baixo índice terapêutico segue as Boas Práticas de Manipulação de Substâncias de Baixo Índice Terapêutico, além da dispensação mediante atenção farmacêutica acompanhada de bula simplificada. São consideradas substâncias de baixo índice terapêutico:

Observe as afirmativas a seguir em relação à prescrição farmacêutica de medicamentos.

I A prescrição de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estará necessariamente em conformidade com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, em sua falta, com a Denominação Comum Internacional (DCI).

II A prescrição de medicamentos, no âmbito privado, estará necessariamente em conformidade com Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, em sua falta, com a Denominação Comum Internacional (DCI).

III A prescrição farmacêutica deverá ser redigida em vernáculo, por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras.

Das afirmativas acima:

J.M.D.,45 anos, sexo feminino, casada, residente em São Gonçalo, chega à farmácia ambulatorial com uma prescrição de itraconazol 100 mg/dia por 3 meses. Antes de realizar a dispensação, o farmacêutico solicita a apresentação das prescrições que contêm seus medicamentos de uso contínuo e observa que a paciente faz uso de: enalapril 10 mg de 12/12 h, carvedilol 12,5 mg de 12/12 h, espironolactona 25 mg uma vez ao dia e varfarina 5 mg às segundas, quartas, sextas e domingos. O farmacêutico entra em contato com o cardiologista responsável pela paciente para informá-lo de que o itraconazol prescrito apresenta uma interação potencialmente relevante com um dos medicamentos de uso contínuo desta paciente, o que aumenta o risco de:
“Um grupo de medicamentos destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de pacientes, os quais, na maioria das vezes utilizam-nos por períodos prolongados. Entre os usuários desses medicamentos estão os transplantados, os portadores de insuficiência renal crônica, de esclerose múltipla, de hepatite viral crônica B e C, de epilepsia, de esquizofrenia refratária e de doenças genéticas como fibrose cística e a doença de Gaucher” são denominados?
De acordo com a Resolução citada na questão 17 o conceito “pessoa jurídica, de direito público ou privado, que exerça como atividade principal ou subsidiária o comércio, venda, fornecimento, transporte, armazenamento, dispensação, distribuição de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, equiparando-se à mesma, para os efeitos desta resolução, as unidades dos órgãos da administração direta ou indireta, federal, Estaduais, do Distrito Federal, dos Municípios e entidades para estatais incumbidas de serviços correspondentes” é a definição legal para