Filtrar


Questões por página:
A Assistência Farmacêutica

O serviço de dispensação deve assegurar que o medicamento seja entregue ao usuário certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, e que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto (OMS,1993). São objetivos da dispensação, segundo as Normas Técnicas para a organização da assistência farmacêutica na atenção básica:


I. minimizar erros de prescrição;

II. garantir o cumprimento da prescrição;

III. contribuir para adesão ao tratamento;

IV. corrigir erros de prescrição.


Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

As atividades de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) têm como principal objetivo a redução nas taxas de infecção e consequente melhoria nos perfis de morbimortalidade associados; por outro lado, é no âmbito da farmácia hospitalar que são manejados os antimicrobianos, bem como manipulados e/ou adquiridos os antissépticos, desinfetante, entre outros saneantes de uso hospitalar. Nesse sentindo, faz parte das atribuições do farmacêutico frente a CCIH:

Sobre a etapa posterior à seleção de medicamentos, a programação define as quantidades de medicamentos previamente selecionados que devem ser adquiridos.


Em um serviço de farmácia no qual a programação de medicamentos vem há anos adotando exclusivamente o método de consumo histórico,

Após o Pacto pela Saúde, de 2006, as transferências dos recursos passaram a ser divididas em seis blocos de financiamento: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde. Por sua vez, o bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica foi dividido nos componentes básico, especializado e estratégico. Considerando o Componente Básico da Assistência Farmacêutica, qual a alternativa correta?