Filtrar


Questões por página:
A prevalência de sobrepeso e obesidade infantil está aumentando em todo o mundo, com reflexos em curto e longo prazos na saúde pública. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aterosclerose e a hipertensão arterial são processos patológicos iniciados na infância e, entre os fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, estão os hábitos alimentares desregrados e a falta de atividade física. II. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade o sobrepeso ou obesidade dos pais. III. A obesidade materna, mesmo antes da gestação, não se correlaciona ao índice de massa corpórea da criança em qualquer faixa etária. IV. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade a inatividade física, indiretamente avaliada pelo número de horas em que a criança assiste à televisão. Deve ser encorajado que se reduza a 2 horas/dia o tempo com atividades sedentárias, como videogames, computador e televisão.
Estão corretas as afirmativas:
São responsabilidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), exceto:
A Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS) de 2001 foi uma importante medida para a organização e reestruturação da assistência à saúde no Brasil. Sobre a NOAS 2001, é correto afirmar, exceto:
Através de equipes multiprofissionais, a ESF busca oferecer uma atenção integral e humanizada, com foco na prevenção e no acompanhamento contínuo das famílias assistidas. Assinale a alternativa que descreve corretamente o objetivo do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os principais desafios enfrentados na sua implementação:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O NASF faz parte da Atenção Básica e deve possuir uma unidade física independente, que seja de livre acesso para todos os cidadãos e permita o atendimento individual e o coletivo dos pacientes, assim como a realização de reuniões públicas de grupos sociais diversos.
II. A Política Nacional de Atenção Básica eliminou o termo “Atenção Primária à Saúde” (APS), pois, nas atuais concepções sobre saúde pública, a APS não é equivalente ao termo “Atenção Básica”.

Marque a alternativa CORRETA: