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Concurso:
DPU
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.
A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
Concurso:
SUSEP
Disciplina:
Gestão de Pessoas
O método de escolha forçada consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual, onde, em cada bloco, o avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Constitui uma vantagem desse método:
Concurso:
SUSEP
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Em avaliação do desempenho, o método das escalas gráficas é um dos mais utilizados e divulgados. Aparentemente é o método mais simples, mas que requer alguns cuidados para compensar suas desvantagens. Constitui-se em uma desvantagem do método das escalas gráficas:
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Gestão de Pessoas
A avaliação do desempenho é a mensuração dos resultados alcançados por um funcionário em relação ao previsto. A técnica dos incidentes críticos se preocupa com o desempenho altamente positivo (sucesso) e o desempenho altamente negativo (fracasso).
Quando em uma área de atendimento, qual característica seria considerada desejável?
Quando em uma área de atendimento, qual característica seria considerada desejável?
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Gestão de Pessoas
A avaliação de desempenho de pessoas que trabalham em organizações deve utilizar critérios de equidade e de justiça.
A técnica de incidentes críticos permite identificar desempenhos positivos e negativos.
É considerado aspecto não desejável pela técnica a(o)
A técnica de incidentes críticos permite identificar desempenhos positivos e negativos.
É considerado aspecto não desejável pela técnica a(o)