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Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
Quanto ao processo de avaliação escolar e suas implicações, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Harmonia - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre avaliação, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação, conforme estabelecido na Lei nº 9.394/1996, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado.
PORQUE
II. No processo de avaliação na Educação Infantil, devem existir práticas coerentes de verificação da aprendizagem, como provas avaliativas, que resultam em mecanismos de retenção das crianças quando necessário.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. A avaliação, conforme estabelecido na Lei nº 9.394/1996, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado.
PORQUE
II. No processo de avaliação na Educação Infantil, devem existir práticas coerentes de verificação da aprendizagem, como provas avaliativas, que resultam em mecanismos de retenção das crianças quando necessário.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Patto (em MACHADO; LERNER; FONSECA,2017) reflete sobre uma visão crítica da avaliação psicológica realizada na e para as questões escolares. A autora aponta a presença de estereótipos e preconceitos com relação às classes populares na escola pública, o que acaba por influenciar a prática dos profissionais e, por conseguinte, os processos avaliativos. Para a autora, trata-se de justificativa equivocada, denominada por teoria da:
Concurso:
Prefeitura de Maricá - RJ
Disciplina:
Pedagogia
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Os PCNs apresentam orientações para uma avaliação formativa, em oposição à tradicional avaliação somativa. Pode-se dizer que em uma avaliação formativa:
Concurso:
Prefeitura de Maricá - RJ
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação escolar tradicional ajuda a formar um autoconceito negativo (incapaz, problemático, ignorante, etc.) em milhões de crianças, jovens e adultos. O problema central é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social, na medida em que assume, no âmbito da escola, a tarefa de separar os ‘aptos’ dos ‘inaptos’, os ‘capazes’ dos ‘incapazes’.
É fundamental o entendimento de que o compromisso do professor com a aprendizagem de todos os alunos e a consequente avaliação fazem parte do mesmo processo pedagógico. Qualquer proposta de mudança da realidade avaliativa, passa pela mudança da prática pedagógica.
Portanto, num processo de ensino progressista, a concepção de avaliação deve ser: