Filtrar


Questões por página:
O recordatório de 24 horas (R24h) consiste em uma entrevista, na qual o entrevistado (ou o responsável) descreve o consumo de alimentos e bebidas nas últimas 24 horas, ou no dia anterior à entrevista. É um dos inquéritos dietéticos mais utilizados na prática do(a) nutricionista. Quanto a sua aplicação e características, assinale a opção correta.
Quantificar a ingestão alimentar tem sido descrito como um dos fatores de maior complexidade nas investigações clínicas. A avaliação dietética tem como objetivo inicial identificar a ingestão alimentar e, posteriormente, avalia-la em relação as recomendações nutricionais para a obtenção de uma dieta equilibrada. Essa avaliação permite identificar a ingestão deficiente ou excessiva de energia, os macro e micronutrientes e o padrão de consumo habitual.
Assinale a alternativa que contém apenas inquéritos utilizados para a avaliação dietética.
Segundo Cuppari (2019), é uma vantagem do recordatório de 24 horas, método de avaliação do consumo alimentar, o fato de
A contagem total de linfócitos foi utilizada para avaliação nutricional de um paciente idoso e o resultado foi de 880/mm3 . Qual a interpretação deste resultado?
Analise as afirmativas a seguir: I. Na fase de estabilização da criança com desnutrição grave (que se inicia no primeiro dia e pode ir até o sétimo dia de internação), a quantidade e o tipo de alimento são importantes. A via oral é a preferencial para administrar a alimentação, devendo ser retomada tão logo quando possível, com o objetivo de suprir a quantidade de energia e proteína suficientes para manter os processos fisiológicos básicos da criança. A estabilização pode durar de 1 a 7 dias, de acordo com a evolução da criança. Frequentemente, dura apenas 3 dias. Nessa fase, a oferta líquida total não deve ultrapassar o volume de 120 a 140 ml/Kg de peso/ dia, incluindo o volume das preparações e de soro (oral e venoso) administrados. II. Na avaliação nutricional, a história clínica é direcionada para identificação da situação nutricional e de fatores de determinação associados. O paciente deve então ser interrogado sobre fatores que interferem direta ou indiretamente no seu estado nutricional. Apesar de importante, a história clínica nutricional não deve ser usada isoladamente, uma vez que a capacidade desse método depende de variáveis como: condição clínica e tipo de informante (em geral, o paciente ou acompanhante) e de entrevistador (no caso, o nutricionista) – situações essas que, quando não se apresentam de maneira positiva, podem comprometer a eficácia da anamnese. Marque a alternativa CORRETA: