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No séc. XIX, a Educação Física no Brasil assumiu uma função higienista que buscava modificar hábitos ligados à saúde da população. Nessa função, a Educação Física deveria favorecer a educação do corpo tendo como metas a constituição de um físico saudável, equilibrado organicamente, e menos suscetível às doenças.

A principal responsável pela proposição e disseminação do ideário do higienismo foi a categoria
De acordo com Soares (2001), no período da primeira República do Brasil, houve a intervenção médico-higienista na cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de formar indivíduos fortes, saudáveis e úteis à pátria. Nesse contexto, a Ginástica ou a Educação Física integravam as propostas pedagógicas, leis e reformas educacionais. O discurso dos médicos-higienistas sobre o hábito da ginástica para todas as idades era que traria “inestimáveis benefícios.” Esse discurso atribuia à Educação Física uma visão

Leia o seguinte trecho, que contém uma análise antropológica da Educação Física brasileira.


A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente (do início até meados do século XX) fortemente influenciada pela ética do trabalho [...]

(Rodrigues e Bracht,2010)


Como consequência do que foi mencionado no trecho lido, a Educação Física da população almejava formar pessoas

Soares (2001) estudou a história da Educação Física no Brasil, especialmente o período compreendido entre os anos 1850 a 1930, e afirma que a Educação Física se confundia com outras instituições presentes na sociedade. Essa pesquisadora refere-se às instituições
Segundo Manoel Tubino (2010), a história do esporte pode ser dividida em três períodos. NÃO corresponde a uma dessas divisões o esporte: