Filtrar


Questões por página:
Sobre a cárie dentária, leia as afirmativas abaixo.
I. No que diz respeito à cárie dentária, é importante entender que o período em que o biofilme está relativamente protegido provavelmente está entre o seu irrompimento até a mastigação funcional. II. Para o flúor modificar o desenvolvimento da cárie e a taxa de progressão da lesão, deve-se lembrar que toda a superfície do esmalte deve ser considerada como um equilíbrio dinâmico com os fluidos orais circundantes permanentes. III. Após uma semana de acúmulo de placa, não é percebida nenhuma mudança no esmalte no aspecto macroscópico nem no nível ultra estrutural. IV. Depois de 3 a 4 semanas de exposição com placa intacta, a superfície mais externa ainda não exibe mudanças clínicas, mas apresenta dissolução em nível microscópico.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
A adição de flúor na água de abastecimento público, como estratégia de saúde pública, teve início com três estudos-piloto realizados nos EUA e no Canadá. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, a fluoretação da água de abastecimento público é regulamentada desde 1988, pela Lei Federal n.6.050, de 24 de maio de 1988. II. É de responsabilidade do Estado, por intermédio da vigilância sanitária estadual, realizar a fiscalização da fluoretação das águas do abastecimento público. III. O Cirurgião Dentista, ao trabalhar com a prevenção da cárie dentária, deve procurar identificar se a água de abastecimento de seu território de atuação tem teores de flúor adequados para a temperatura da região.
É correto o que se afirma
O valor do CPOD médio de uma população permite classificar a prevalência de cárie como muito baixa, baixa, média, alta ou muito alta. Desta forma, pode-se afirmar que uma população que apresenta valor de CPO-D médio de 4,4 apresenta uma prevalência de cárie

Em relação à cárie dentária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O levantamento epidemiológico SB Brasil 2010 mostrou prevalência de mais de 50% de cárie aos 5 anos de idade.

( ) Em relação aos fatores de risco para a cárie dentária, dentre os fatores individuais de avaliação de risco de cárie, a prevalência de cárie passada foi o fator preditivo de cárie mais poderoso e preciso em todas as idades, por refletir a atividade de cárie no passado.

( ) Há recomendação da Organização Mundial da Saúde para que o consumo de açúcar seja inferior a 10% da ingestão calórica total a fim de diminuir a incidência de cárie.

( ) Quando a escovação diária é realizada regularmente com uso de dentifrício sem flúor, já pode ocorrer desmineralizações do esmalte com apenas 3 exposições diárias à sacarose.

Em relação à utilização de fluoretos para a prevenção da cárie, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Dentre a gama de meios de uso de fluoretos para o controle da cárie, a água fluoretada e o dentifrício fluoretado são indicados para todos os indivíduos.

( ) Lesões de cárie podem ser paralisadas e até revertidas. Assim, a aplicação profissional de flúor deve ser considerada como um tratamento químico não invasivo de cárie, visando impedir que as lesões progridam.

( ) Em relação ao flúor gel, há evidências de que a aplicação por 4 minutos é mais eficaz do que a aplicação por 1 minuto.

( ) A reatividade do verniz com a superfície dentária é rápida e, atualmente, não há evidências científicas de relevância sobre a recomendação de que sejam evitados alimentos duros por algumas horas após sua aplicação.