Filtrar


Questões por página:
Sobre as hérnias mesocólicas (HM), está correto afirmar que:
A pancreatite aguda é mais comum em pacientes com hiperlipidemia do tipo:
Analise as afirmativas abaixo sobre a infecção por Clostridium difficile (ICD).

I As cefalosporinas, particularmente cefotaxima, ceftriaxona, cefuroxima e ceftazidima, são os antibióticos mais frequentemente associados à ICD.

II A colite pseudomembranosa (CPM) é a forma mais avançada de ICD e pode ser visualizada na endoscopia em apenas cinco por cento dos pacientes com diarreia que apresentam cultura e teste para toxinas positivos para Clostridium difficile.

III A endoscopia constitui um recurso diagnóstico rápido para pacientes gravemente enfermos com suspeita de CPM e abdome agudo; e a obtenção de um resultado negativo nesse exame exclui a possibilidade de ICD.

IV Os casos mais graves podem requerer tratamento com metronidazol, por via parenteral ou oral; a vancomicina parenteral também é eficaz nestes casos.

Das afirmativas acima, apenas:
Sobre as neoplasias da tireoide, está correto afirmar que:
Nos últimos 20 anos, ocorreu um expressivo aumento no número de doadores falecidos no Brasil, sendo, atualmente, o tipo de doador renal mais frequente.
Sobre o transplante renal e patologias associadas, analise as afirmativas abaixo.
I. Os indivíduos que possuem prioridade para o transplante renal, assumindo as primeiras posições das listas de transplante são: (1) falta de acesso vascular para diálise, (2) transplantados com outros órgãos sólidos, (3) doadores renais que evoluíram para doença renal crônica (DRC) terminal e (4) quando existe a compatibilidade HLA completa (chamado zero mismatch). II. As principais causas de DRC, no Brasil, são a hipertensão arterial e a diabetes melito. III. Não são considerados critérios de exclusão para o transplante renal: neoplasia maligna ativa, doenças psiquiátricas e expectativa de vida inferior a dois anos. IV. A nefrectomia pré-transplante renal é indicada em casos de rins cronicamente infectados e na hipertensão arterial refratária a tratamento clínico.

Assinale a alternativa correta: