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A abordagem desenvolvimentista no Brasil está atrelada, entre outras coisas, com a habilidade motora. Está voltada prioritariamente para crianças de quatro a quatorze anos de idade e busca os processos de aprendizagem e desenvolvimento de uma fundamentação para a educação física escolar. Seu idealizador e representante é
O movimento, sendo entendido como parte integrante de todas as fases do processo de desenvolvimento de um indivíduo, podendo ser dividido em períodos para uma melhor compreensão, de acordo com as faixas etárias, nos aponta dentre estas o amadurecimento dos movimentos de estabilidade, de locomoção e de manipulação. Tais movimentos se referem ao período denominado
A Educação Física na educação infantil possui um papel relevante nas experiências corporais das crianças. Ela deve estar inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil. Qual o enfoque que a Educação Física deve seguir, sem perder sua importância pedagógica, nesta fase escolar?
Na educação infantil, um dos momentos favoritos da professora Claudia é a roda de histórias. Ela organiza o espaço com tapetes e almofadas de modo que todos possam observar uns aos outros. Claudia entende que as crianças precisam de conforto físico para desenvolver a imaginação, os afetos, as emoções. Com fundamento em Oliveira (et al.,2020), a professora explica que planeja assim esse momento porque na educação infantil
Em uma escola de educação infantil, em conversa com uma mãe, uma das professoras exclamou: “Essas mães-corujas! A criança que estava junto a mãe, parecendo chateada, retrucou: Minha mãe não é coruja, não!”. Tal situação, narrada por Umbuzeiro e Malafaia (In: Ostetto, 2017), desencadeou a construção de um projeto de trabalho em torno da coruja e mãe-coruja. São ações importantes para o planejamento na educação infantil, descritas pelas autoras,