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Os campos de experiência são possibilidades significativas para o desenvolvimento integral das crianças. A partir desses, cada escola poderá ampliar outras experiências, contemplando as curiosidades e peculiaridades de cada faixa etária. São campos de experiências que devem ser contemplados na metodologia de projetos na educação infantil, por ocasião do planejamento e organização das atividades, exceto:
Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) definem a pedagogia do cotidiano como:

1. Uma forma de entender que as crianças aprendem pela via da vida cotidiana, por meio “dos encontros, atividades, dificuldades e sucessos, a partir de um repertório de práticas”. (Brougère,2012, p.17)
2. Um modo de valorização e de promoção da miríade de experiências vivenciadas por meninos e meninas na vida diária da escola.
3. Uma potente possibilidade de construir indicadores para a ação pedagógica na creche e na pré-escola que tomem, como eixos norteadores do planejamento, as interações, as brincadeiras e as maneiras peculiares como as crianças investigam, experimentam e constroem conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ao versar a respeito das narrativas do cotidiano, os autores Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) sinalizam que:

“Temos apostado na perspectiva de defender uma pedagogia do cotidiano, pois a entendemos “como uma unidade de inteireza da vida constituída por diversos fios – temporalidades, espacialidades, relações, linguagens – que se estabelecem na escola”.
Carvalho; Fochi,2016, p.166.

Em tal perspectiva, convém esclarecer que a pedagogia do cotidiano se sustenta nas contribuições teóricas do campo:

A Base Curricular de Palhoça afirma que é fundamental orientar, acompanhar e avaliar de maneira adequada os estudantes atendidos pela Educação Especial, disponibilizando os recursos de acessibilidade para que eles tenham acesso ao conhecimento formal.


Para tanto, orienta-se:


1. flexibilizar a avaliação quando necessário.


2. adaptar e adequar o currículo de acordo com o planejamento pedagógico.


3. disponibilizar material pedagógico acessível, ou seja, mais simplificado para os estudantes com deficiência.


4. utilizar materiais concretos e com recursos visuais durante a aplicação dos conteúdos curriculares.


5. planejar de maneira que o estudante seja considerado por suas potencialidades e particularidades.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O desenvolvimento cognitivo da criança está diretamente ligado ao seu desenvolvimento psicomotor. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.