Filtrar


Questões por página:
Existem outros conteúdos que integram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A utilização da metodologia adequada e o domínio dos conteúdos promovem o ensino. Nesse contexto é correto afirmar que:
O professor programa e faz a gestão do cotidiano da classe com uma sequência de atividades curriculares eficazes organizando o uso do tempo e dos recursos escolares para maximizar a ______________. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.

O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico porque permite, aos professores e à escola, controlar os resultados, a consecução e as finalidades desse trabalho. Sobre esse tema, leia as afirmações a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ao planejar, a escola controla os fins de seu trabalho, define os meios para alcançar esses fins, estabelece instrumentos para sua auto-avaliação e redefine, com base na avaliação, suas metas e meios.

( ) O planejamento é também imprescindível, pois o trabalho pedagógico deve ser sempre um trabalho assistemático.

( ) Quando a escola e os professores abrem mão do planejamento, eles abrem mão de sua autonomia, de seu saber e do controle do seu trabalho.

( ) Planejando, executando e avaliando que a escola e os docentes geram contexto de ampliação de seu saber, pela necessidade de estudo e desenvolvimento de sua formação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

[...] Os critérios e os princípios de organização são formas de estabelecer ligações entre os conteúdos, visando conseguir uma ordenação efetiva. Mas, na organização dos conteúdos, devemos também considerar os elementos estruturais dessa ordenação. [...] HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática,2006, p.133. No nível mais operacional, quais são os tipos de estruturas de organização dos conteúdos?
[...] Se as experiências de Geografia da quinta série forem bem relacionadas com as experiências de História da mesma série, elas poderão reforçar-se umas às outras, promover uma maior significação e unidade de visão, constituindo assim um programa educacional mais eficaz; ao passo que, se as experiências estiverem em conflito, poderão anular-se mutuamente, ou, se não têm nenhuma conexão visível, o estudante desenvolverá aprendizagens isoladas que não se relacionam entre si de maneira efetiva quando a pessoa as aplica na sua vida cotidiana. [...] TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo,1977. p.77. A situação descrita no texto corresponde a uma organização do conteúdo programático do tipo