Filtrar


Questões por página:
Na hepatite crônica, o metabolismo e as concentrações plasmáticas de proteínas, bem como de aminoácidos de cadeia aromática (AACA) e ramificada (AACR), estão alterados em virtude da redução da massa hepática funcional, da derivação porto-sistêmica e das alterações hormonais sobre o metabolismo proteico muscular. Caracteriza MELHOR o plasma de pacientes com hepatite crônica:
A cárie é um problema de saúde pública, diretamente relacionado com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. A Aliança Global é formada por um grupo mundial de especialistas em odontologia e saúde pública que defende a importância de a cárie ser entendida como uma doença contínua que requer prevenção e manejo abrangentes, para que sua progressão seja interrompida no mundo e se possa caminhar em direção a um Futuro Sem Cárie. As principais ações dietéticas em cáries dentárias são voltadas à prevenção de ocorrência das mesmas. Devem ser foco de investimento nas ações de saúde pública que envolvam Nutrição, com vistas a garantir uma boa formação dos dentes, a oferta adequada dos seguintes nutrientes:
As doenças inflamatórias intestinais são consideradas um dos grandes problemas da população moderna, uma vez que geram repercussões importantes na qualidade de vida de seus portadores, acarretando alterações no âmbito social, psicológico e profissional. Referente às doenças intestinais, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) A doença inflamatória intestinal (DII) é caracterizada por inflamação aguda da mucosa intestinal com etiologia desconhecida e parece ser influenciada por alguns membros da microflora endógena. ( ) A síndrome do intestino irritável é um distúrbio caracterizado por dor abdominal, distensão, constipação ou diarreia, náusea, cansaço, retenção hídrica e dores articulares. Ocorre uma redução das bifidobactérias e aumento das bactérias anaeróbicas, promovendo fermentação anormal no cólon. ( ) A intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência da lactase. O efeito hiperosmótico provocado pela lactose não digerida leva à entrada de água no intestino. A combinação do influxo de água com gases e ácidos formados pela fermentação da lactose não digerida no intestino delgado resulta em intumescimento da alça intestinal, cólica e diarreia. ( ) As ações dos probióticos sobre a doença inflamatória intestinal (DII) incluem alteração no sistema imune da mucosa, com aumento da produção de anticorpos, atividade de macrófagos e de citocinas anti-inflamatórias.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo a sequência CORRETA:
Os cestódeos Taenia solium e Taenia saginata são responsáveis pela teníase humana. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophyllidea. As tênias são hermafroditas e podem viver muitos anos no intestino delgado do homem. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A doença cardiovascular, manifestada por angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio, representa a maior causa de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental atualmente. É uma doença multifatorial com etiologia complexa, cujos principais fatores de risco incluem hereditariedade, gênero masculino, tabagismo, pressão sanguínea elevada, obesidade e sedentarismo. Tais desordens são frequentemente associadas com resistência à insulina e outros distúrbios no metabolismo do carboidrato, os quais, juntos, constituem a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco cardiovasculares que favorecem a doença cardiovascular. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.