Filtrar


Questões por página:
Os hábitos alimentares e a prescrição nutricional são fundamentais tanto para a prevenção como para o tratamento de cada uma dessas doenças renais. Sobre a dietoterapia das doenças renais, assinale a alternativa CORRETA.

A Síndrome Metabólica (SM) refere-se a um grupo de anormalidades metabólicas estreitamente relacionadas com a obesidade abdominal e a resistência à insulina (RI).

Levando em consideração os achados clínicos presentes na síndrome metabólica, assinale a alternativa que corresponde aos pontos de corte para o colesterol ligado à lipoproteína de alta densidade (HDL-c) reduzido.

A terapia nutricional é essencial para a obtenção do bom controle glicêmico e é decisiva para o sucesso da terapia farmacológica do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2). Levando em consideração a terapia nutricional para esse tipo de diabetes, assinale a alternativa que corresponde à recomendação do consumo de proteínas para pessoas com DM2 e com função renal preservada.
A insuficiência renal aguda (IRA), é caracterizada pela repentina redução da taxa de filtração glomerular. Em relação a Fisiopatologia e dietoterapia das doenças renais, julgue as alternativas a baixo, e em seguida assinale a alternativa CORRETA.
I.A insuficiência renal aguda é classificada em três categorias: perfusão renal inadequada, doenças dentro do parênquima renal e obstrução do trato urinário.
II.As necessidades de energia são determinadas pela causa subjacente da insuficiência renal aguda e comorbidades.
III.A quantidade de proteína recomendada é influenciada pela causa subjacente da insuficiência renal aguda e pela presença de outras condições.
IV.O sódio é restringido com base na diminuição da produção urinária.
A síndrome de caquexia é uma disfunção metabólica que ocorre em muitas doenças tal como o câncer. Sua principal característica é: