Filtrar


Questões por página:
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥140 e/ou 90mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR). De acordo com o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. São fatores de risco para Hipertensão Arterial (HA): Idade (envelhecimento), sexo e etnia (sendo maior entre mulheres e pessoas de raça negra/cor preta), excesso de peso e obesidade, ingestão excessiva de sódio, consumo crônico e elevado de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genética. II. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desse padrão alimentar reduz a pressão arterial. III. Estudos comprovam que para cada 5% de perda ponderal de peso corporal há a diminuição de 20 a 30% da pressão arterial. IV. Estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais está associado com maior incidência de hipertensão arterial e com elevação da pressão arterial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia. O vírus, causador da doença COVID-19, colocou em estado de atenção a população brasileira, que agora busca orientações sobre como se prevenir e se comportar. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Sobre as famosas “dietas da moda” assinale a alternativa incorreta.
A desnutrição corresponde a uma doença de natureza clínico-social multifatorial, cujas raízes se encontram na pobreza. Sobre o tema, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. “O kwashiorkor do adulto pode ser reconhecido por: ________________ menor que 2,8g/dl e, pelo menos, por um dos seguintes achados: edema, sinais de cicatrização inadequada e cabelos frágeis, arrancáveis com facilidade”.
J.P, homem,45 anos, divorciado e obeso. Procurou a Unidade Básica de Saúde perto de sua casa queixando-se de poliúria, polidipsia e perda recente de 5kg sem intenção. Durante a consulta médica, observou-se que a glicemia ao acaso estava em 132mg/dL. Com as informações acima, pode-se dizer que