Filtrar


Questões por página:
Sobre a conduta alimentar do paciente acometido da doença celíaca, analise os itens:

I. O essencial é evitar alimentos que contenham glúten: pães, biscoitos, macarrão, bolos e outros.

II. Reduzir o consumo de açúcares e laticínios, pois se tornam agressores.

III. Aumentar o fracionamento da dieta e consequentemente reduzir o volume.

IV. Aumentar o consumo de proteínas para a regeneração da mucosa intestinal.

V. Observar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Estão CORRETAS:
Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:
A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspetiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida.
As condutas da nutrição funcional são norteadas pelos seguintes princípios básicos:
I. Individualidade bioquímica. II. Tratamento centrado no paciente. III. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes. IV. Saúde como vitalidade positiva. V. Inter-relações pela teia de interconexões metabólicas.
Estão CORRETAS:
A gastrite é definida como o processo de inflamação da mucosa gástrica, também chamada de irritação ou erosão, apresentando-se de modo agudo ou crônico. As causas mais frequentes de gastrite aguda são o consumo excessivo de álcool e o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, além de poder se desenvolver após grandes cirurgias, traumas, queimaduras ou infecções graves. Já a apresentação crônica costuma ser causada por infecções, em especial pela bactéria HP, por refluxo de conteúdo biliar, estresse e algumas doenças autoimunes.

Considerando os objetivos da dietoterapia para pacientes com gastrite, assinale a alternativa INCORRETA
“ Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.”

A glicemia de jejum é um parâmetro de avaliação nutricional essencial para a definição da melhor conduta dietoterápica. Na diabetes mellitus, é necessário uma boa interpretação dos exames para que se possa ter um entendimento claro e condizente com a condição clinica do paciente.

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus


Assinale corretamente a alternativa que indique um risco para diabetes: