Filtrar


Questões por página:
Os cestódeos Taenia solium e Taenia saginata são responsáveis pela teníase humana. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophyllidea. As tênias são hermafroditas e podem viver muitos anos no intestino delgado do homem. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A doença cardiovascular, manifestada por angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio, representa a maior causa de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental atualmente. É uma doença multifatorial com etiologia complexa, cujos principais fatores de risco incluem hereditariedade, gênero masculino, tabagismo, pressão sanguínea elevada, obesidade e sedentarismo. Tais desordens são frequentemente associadas com resistência à insulina e outros distúrbios no metabolismo do carboidrato, os quais, juntos, constituem a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco cardiovasculares que favorecem a doença cardiovascular. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A American Diabetes Association (ADA) define diabetes mellitus como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia. Diversos processos patogênicos estão envolvidos no desenvolvimento de diabetes, entre os quais destruição autoimune das células b do pâncreas com consequente deficiência de insulina e anormalidades que resultam em resistência à ação da insulina. Atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) As complicações agudas mais frequentes são a hipoglicemia e a cetoacidose. ( ) Diversos estudos relacionam a participação do mineral zinco no diabetes. O zinco é encontrado em altas concentrações no pâncreas, especialmente nas ilhotas pancreáticas. Isso tem repercussão na conversão da pró-insulina em insulina. ( ) O magnésio desempenha um papel importante no metabolismo dos carboidratos. Esse mineral pode influenciar a liberação e a atividade dos hormônios que auxiliam no controle dos níveis de glicose no sangue. ( ) A ativação do receptor de insulina resulta na translocação da proteína transportadora de glicose (GLUT-3) do citosol para a membrana celular, o que permite a entrada de glicose na célula.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Trigo, centeio e cevada, juntamente com o milho e o arroz, representam os cereais mais consumidos no mundo. Com o advento da agricultura e posterior industrialização, ocorreram importantes alterações nos padrões da alimentação, seja pela difusão ampla da dieta mediterrânea, principalmente nos países europeus, permitindo a incorporação dos cereais em quantidades ainda maiores na dieta, seja pela indústria alimentícia que utiliza principalmente o trigo no processamento dos alimentos. Isso porque o glúten proveniente principalmente do trigo confere às farinhas as propriedades de coesão e viscoelasticidade necessárias para o preparo de alimentos como pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo de medicamentos. Nos dias atuais, o glúten provê até 50% do valor energético consumido em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Observase, atualmente, uma eclosão substancial no número de casos de doença celíaca (DC), caracterizada por alterações imunomediadas decorrentes da exposição do glúten no lúmem intestinal em indivíduos geneticamente suscetíveis. Diante da prevalência aumentada da DC e de outros distúrbios associados ao glúten, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. As proteínas do glúten podem também ser divididas em duas frações principais de acordo com sua solubilidade aquosa em álcool: as gliadinas solúveis e as gluteninas insolúveis. II. As frações proteicas provenientes do trigo (gliadina), centeio (hordeínas) e cevada (secalina) são as que coletivamente caracterizam os principais peptidídeos de glúten imunogênicos e precipitadores da DC. III. A doença celíaca pode ser definida como uma enteropatia inflamatória mediada por características autoimunes e ativada com a ingestão do glúten dietético em indivíduos geneticamente predispostos. IV. Para o diagnóstico da DC, é fundamente realizar exames em que são pesquisados no soro dos pacientes os anticorpos contra IgG e IgA, gliadina, Ttg2 e EMA.
Pancreatite é um termo genérico que engloba uma série de condições com variações na etiologia, curso clínico e tratamento. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA: