Filtrar


Questões por página:
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Em geral, em um ecossistema existem várias cadeias alimentares interligadas. Em conjunto, essas cadeias compõem uma teia alimentar. II. As pirâmides ecológicas são diagramas usados para representar informações de um ecossistema, dos consumidores aos decompositores. III. Há três tipos de pirâmides ecológicas: a de números, a de biomassa e a de energia. IV. Os ciclos da matéria são chamados de ciclos biogeoquímicos.

Estão corretas as afirmativas:
O incremento biológico utiliza organismos para adicionar materiais essenciais a um ecossistema degradado. Para aumentar os processos ecossistêmicos, o ecólogo da restauração necessita determinar quais fatores, como os nutrientes químicos, estão sendo perdidos ou estão limitando a recuperação do sistema. Assinale a alternativa que apresenta quais esforços podem ser utilizados para aumentar a biodiversidade de um ecossistema.

Relacione as colunas abaixo:


I. Biorremediação.

II. Bioindicadores.

III. Remediação.

IV. Contaminação.


⃣ Presença de uma ou mais substâncias químicas no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido.

⃣ Intervenções realizadas para reabilitação de área contaminada, que consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes.

⃣ Uso de processos e organismos, como fungos, bactérias e plantas, para degradar, transformar e/ou remover contaminantes do ambiente.

⃣ São seres vivos, vegetais ou animais, utilizados para avaliação da qualidade ambiental.


A sequência correta é:

mostrar texto associado
O Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas.
A salinização do solo é um problema crescente devido à intensificação da agricultura e ao manejo incorreto da água de irrigação, em especial nas regiões áridas e semiáridas. Dados da FAO estimam que, dos aproximadamente 230 milhões de hectares de terras irrigadas no mundo,44 milhões são afetados por excesso de sais. Diversos estudos vêm testando a participação de espécies halófitas na dessalinização desses solos. Tal estratégia de restauração do ambiente recebe o nome de: