Filtrar


Questões por página:

A lavra do solo pelos garimpos na extração de ouro representa uma fonte de liberação de metais pesados no curso hídrico.

Na pesquisa feita por Daniel Pandilha, sobre a contaminação da água e da ictiofauna por metais pesados na bacia do rio Cassiporé, no estado do Amapá, o pesquisador obteve, entre outros dados, os que estão na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A possível explicação para os dados observados na tabela é o fenômeno da

Uma professora de Biologia trouxe para seus alunos um texto sobre uma árvore frequente no local onde eles vivem. Uma passagem do texto diz que “Por ser árvore emergente, ou seja, que cresce acima da floresta, é uma espécie-chave, contribuindo altamente para a biomassa. Cresce rapidamente, principalmente em clareiras”.

(https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/408633/1/Angelim-vermelho-Dinizia.pdf)


Os alunos pesquisaram e descobriram o que é biomassa e o que ocorre com ela em uma sucessão ecológica. Acertadamente, eles afirmaram que, ao longo da sucessão,

Estudo recente mostra que, devido ao ritmo acelerado de devastação em meio às mudanças climáticas, parte da Amazônia vem sofrendo um processo de "savanização". Originalmente, as savanas são biomas que ocorrem em regiões equatoriais e subequatoriais do planeta.

No Brasil, o bioma savana é representado pela(o)

Considere as três cadeias alimentares representadas a seguir, onde os produtores são vegetais:
49.png (296×195)
Com relação ao fluxo de matéria e energia em um ecossistema, analise as afirmativas a seguir:
I. A matéria orgânica e a energia que ficaram retidas nos produtores compõem o alimento disponível para os consumidores. II. Sob as mesmas condições ambientais, a cadeia alimentar que apresenta menor quantidade de energia em seu último nível trófico é a 3. III. A quantidade de matéria orgânica produzida pelas plantas de um ecossistema em certo intervalo de tempo e por determinada área ou determinado volume é chamada produtividade primária líquida (PPL).
Está correto o que se afirma em
O gráfico a seguir mostra a estimativa da mudança de temperatura diante de três diferentes cenários: um considerando uma faixa intermediária de emissões (SSP2-4,5), um segundo com o fim de todas as emissões e um terceiro com o fim das emissões apenas de CO2. Ao considerar o primeiro cenário (SSP2-4.5), a possibilidade de um aumento de 1,5oC na temperatura global é estimada em 42% atualmente, podendo chegar a 66% em 2029.
46.png (337×300)
(Adaptado de https://www.nature.com/articles/s41558-022-01372-y)
O problema ambiental, aqui considerado como antropogênico, que seria mitigado com a redução do gás indicado no gráfico seria o