Filtrar


Questões por página:
Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens, praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.

O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
Deste modo, propomos cinco critérios que permitem analisar as situações concretas para determinar em que elas concernem ou não ao jogo: a presença de um grau secundário de linguagem, a decisão (de jogar e no jogo), a regra (sob diferentes formas), a incerteza e a frivolidade. (...) Este é o paradoxo do jogo, espaço de aprendizagem cultural fabuloso e incerto, às vezes aberto, mas também fechado em outras situações: sua indeterminação é seu interesse e, ao mesmo tempo, seu limite. Com efeito, ele testemunha a aventura, a invenção do possível do qual é o lugar potencial de emergência.

BROUGERE, Gilles. Jogo e eduação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.194.

Considerando o jogo como uma estratégia pedagógica, assinale a opção que não expressa uma de suas finalidades diretas.
A musicalização infantil é fundamental no desenvolvimento das habilidades musicais e cognitivas das crianças.
Assinale a alternativa correta sobre esse processo.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil visam orientar a prática pedagógica e a avaliação do desenvolvimento das crianças nessa etapa educacional. Sobre essas diretrizes, assinale CORRETAMENTE.
Sobre o brincar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não brincar”.
( ) Se a brincadeira é uma ação que ocorre no nível imaginário, significa que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica.