Filtrar


Questões por página:
Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização e letramento oportunizam algumas habilidades que correspondem ao professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, dê valores de Verdadeiros (V) e Falsos (F) nas afirmações seguintes: ( ) O professor distingue conceitos, pressupostos e debates que são centrais à história da alfabetização. ( ) O professor domina os conhecimentos diversos esperados para o desenvolvimento afetivo. ( ) O professor valoriza a alfabetização e o letramento como processos vitais para o crescimento pessoal, social e cultural do indivíduo. ( ) O professor mantém-se atualizado em relação às novas ideias, pesquisas e discussões relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como “conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".

A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel de

Uma das principais características do lúdico é o(a)

É difícil explicar a imobilidade a que são submetidas as crianças quando entram na escola.


FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione,1989, p.12.


Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.


verifica-se que está(ão) correta(s)