Filtrar


Questões por página:
A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Considerando a ampliação desses saberes/conhecimentos e a concepção de currículo definido nas DCNEI (2009), deve-se trabalhar na Educação Infantil campos de experiências nos quais se organiza a BNCC, são eles:
De acordo com o Artigo 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), ratificado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a etapa da Educação Infantil considera como eixos estruturantes das práticas pedagógicas:
“A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, direito da criança e dever do estado é um espaço de aprendizagem, de desenvolvimento e de formação cultural” (DCNEI/2009). Por isso, frequentar a instituição educativa é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, sendo oferecida em:
Ao considerar as crianças como membros efetivos da sociedade, deve-se ter em conta não apenas que a linguagem escrita está presente no cotidiano desses sujeitos, mas também e, sobretudo, que ela confere um significado distinto a suas práticas sociais. Sobre este tema é correto o que se afirma em:
Em uma escola de Ensino Fundamental, um grupo de educadores debatiam sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura pelas crianças. O professor Manolito salientou que a língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, sua função é, pois, sociointerativa. Essa função se concretiza por meio de textos. Pensando nisso, o grupo de educadores organizou uma sequência didática para trabalhar com diferentes tipologias textuais com as crianças, pois sabem a importância do trabalho com textos para o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura delas. Acerca deste relato, podemos afirmar que o trabalho com diferentes tipos de textos, está relacionado: