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Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.

Os procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos escolares incluem a aplicação de testes de aceitabilidade, nas seguintes circunstâncias: sempre que ocorrer a introdução de alimento atípico ao hábito alimentar local no cardápio; sempre que houver alterações inovadoras no que diz respeito ao preparo; e no caso de ser necessário avaliar, frequentemente, a aceitação dos cardápios praticados.

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Planejar as refeições e utilizar medidas corretas durante o preparo dos alimentos pode contribuir para a satisfação do idoso com a alimentação, evitando riscos de acidentes e danos à saúde. Essas atitudes são especialmente relevantes para o cuidado com quem já se encontra em idade mais avançada e, ao mesmo tempo, permitem atender aos princípios de uma alimentação saudável.
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O Receituário Padrão permite unir todas as fichas técnicas utilizadas na unidade. A partir dele, os cozinheiros poderão fazer consultas de todas as etapas para elaboração de uma preparação, ou em um momento em que o nutricionista não estiver na unidade, ou ainda para sua consulta no momento de confeccionar o pedido de compras.
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De acordo com a Lei da Adequação, a alimentação deve ser composta por alimentos variados, ricos em nutrientes e de procedência conhecida. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
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O levantamento dos quantitativos que compõem o pedido de compras é feito por itens do cardápio, per capita da unidade e o número de refeições. Começa-se pela sequência dos itens do cardápio. Após o cálculo, desconta-se o que está no estoque físico e que não há previsão para utilização. Utiliza-se o cardápio e a ficha técnica de preparo para obter o per capita de cada preparação. Para o número de refeições, deve ser somado o número de funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição e os visitantes.