Filtrar


Questões por página:
A rotina – que é a estruturação do tempo passado na escola (PROENÇA,2004) – pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Existem rotinas rígidas, monótonas, repetitivas, mecânicas e pouco participativas; estas devem ser evitadas a todo custo. Apesar disso, a rotina pode ser flexível, estimulante, dinâmica, criativa e envolvente. A rotina produz, sobretudo nas crianças menores, vários efeitos colaterais positivos, dentre os quais não é possível mencionar:
Os problemas de aprendizagem podem estar no próprio aluno ou fora dele. Um aluno que, ao fazer uma prova, por mais que se esforce, não consegue produzir um resultado satisfatório porque o assunto não lhe foi devidamente ensinado, é um exemplo clássico de problema de aprendizagem externo. Mas existem os problemas de aprendizagem internos (SIQUEIRA, Alisson. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus,2020). Um deles, bastante conhecido, é a dislexia, definida como:
A dimensão da didática ou da gestão das aprendizagens completa a visão do planejamento curricular e permite refletir sobre o que e como garantir direitos de aprendizagem e desenvolvimento na intencionalidade pedagógica docente expressa pelas diferentes modalidades de planejamento do ensino e da aprendizagem. A reflexão sistemática sobre os princípios da Educação Integral (contemporaneidade, equidade, inclusão e sustentabilidade) e a observação dos critérios pelos quais avaliar essas práticas devem propiciar a escolha das modalidades de planejamento docente. Dentre várias modalidades de planejamento docente, analise as afirmativas abaixo.
I. Roteiros de pesquisa: que tem como finalidade promover a autonomia dos estudantes para a pesquisa e o engajamento por interesse.
II. Projetos disciplinares & interdisciplinares: que possibilitam uma experiência de investigação aprofundada sobre um determinado conteúdo, culminando com uma produção coletiva que cumpre um propósito comunicativo.
III. Sequências didáticas que visam o ensino de um conteúdo complexo, organizando-o em etapas claras de introdução, aprofundamento, sistematização e avaliação.
IV. Laboratórios de pesquisa e intervenção comunitária: que instauram movimentos de pesquisa no território.
Estão corretas as afirmativas:
A construção de um planejamento participativo que envolva todos os membros da comunidade escolar é desafiadora, pois desvela tensões e contradições existentes nas relações de poder tecidas na escola. Como resultado desse processo, é possível perceber:
A ideia de aprendizagem ativa não é nova. Pode-se recuperar, na História, a defesa de que a escola deve estar articulada à vida e estabelecer relação entre a teoria e a prática e a forma como o ensino é concebido, por uma necessidade de fazer sentido para o sujeito. Um dos precursores das Metodologias Ativas é: