Filtrar


Questões por página:
Considere a situação fictícia a seguir.
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:
O desenvolvimento físico, psicológico, ambiental social e cultural são fatores compreendidos pelo professor que podem interferir na ______________ e _______________ dos alunos. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.


Disponível em:<http://limaribeiro.net/File/Content/Document/pt-br/didatica-do-ensino-superior-a-organizacao-didatica-de-ensino-aprendizagem.pdf>.Acesso em: 04 mar.2017.


Na organização do processo de ensino-aprendizagem, a gestão da matéria tem a ver com a

Dadas as afirmativas quanto ao Conselho Escolar,

I. É uma instância formalmente instituída na Secretaria Municipal de Educação.

II. Conta com a participação de pais, alunos e funcionários.

III. Visa fiscalizar a atuação dos professores, garantindo a qualidade do ensino.

IV. Busca avaliar todo o processo educacional da unidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

Em razão de sua importância para o bom andamento do ensino, o planejamento deve ser pensado e executado pelos professores a partir de reflexões conjuntas com os alunos e a comunidade escolar.