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Os indicadores de desempenho de processos conhecidos na literatura como KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas essenciais para o gestor. Esses indicadores são separados em dez tipos conforme o tipo de medida que entregam à organização. Dadas as afirmativas sobre os indicadores KPI,

I. A relação entre a quantidade de peças produzidas sobre a quantidade de matéria-prima consumida é um indicador de capacidade.

II. Quanto mais próximo de 1 estiver o valor de um indicador definido pela razão entre o lucro e as vendas totais, melhor o desempenho da empresa.

III. A relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito na empresa é um indicador de rentabilidade.

IV. Quanto mais próximo de 100% estiver o valor de um indicador de qualidade definido pela razão entre o número de produtos defeituosos e a produção total, melhor o desempenho da empresa.


verifica-se que estão corretas apenas

A gestão por processos é uma abordagem sistêmica dos negócios adotada nas organizações, que visa alcançar melhores resultados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Ao se analisar os processos, conforme sua prioridade de execução e sua importância na organização, estes podem ser separados hierarquicamente. A sequência da hierarquia de processos numa organização, do nível mais alto ao nível mais baixo, conforme estabelecida na literatura, é:
“Processo é uma sequência lógica de operações, atividades ou tarefas, que aplica recursos organizacionais para a geração de um produto ou serviço que atenda às necessidades de um cliente ou consumidor” (SILVA,2015). Dadas as afirmativas a respeito da gestão de processos,
I. A gestão de processos pode garantir a qualidade do produto ou serviço.
II. A gestão na perspectiva de processos é equivalente à gestão na perspectiva funcional.
III. A gestão de processos pode ser influenciada pela gestão de pessoas.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Analisar os processos de trabalho e diagnosticar melhorias visando a proporcionar insumos para o desenvolvimento organizacional e para o aperfeiçoamento da prestação dos serviços públicos.

BRASIL,2013, p.12.

O foco está, claramente, apontado para a padronização dos processos de trabalho ao assumir que o desempenho individual depende da forma como os serviços estão organizados e não de uma boa vontade intrínseca do servidor.

BRASIL, Secretaria de Gestão Pública. Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho.2013

Nesse contexto, é correto afirmar que

Nas organizações, a gestão de processos deve considerar tanto os processos centrais quanto os de apoio e os periféricos. Na gestão de processos, os processos considerados centrais incluem