Filtrar


Questões por página:

Avalie as proposições que se seguem:


I) A haptoglobina é uma proteína de fase aguda produzida no fígado, que se liga irreversivelmente à hemoglobina após a ocorrência de hemólise, formando um complexo que é removido pelas células de Kupffer.

Assim,

II) É o marcador mais sensível de hemólise intravascular, sendo que, nestes casos, seus valores aparecem diminuídos, como acontece em algumas hemoglobinopatias, nas anemias macrocíticas megaloblásticas e nas anemias induzidas por drogas.


Assinale a alternativa correta:

As principais adaptações à anemia ocorrem no sistema cardiovascular (com aumento do volume sistólico e taquicardia) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina. Alguns pacientes com anemia severa podem não ter nem sinais nem sintomas, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa. Diante do exposto, avalie os itens que se seguem:

I) A presença ou a ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais: velocidade de instalação da anemia, intensidade da anemia, idade e curva de dissociação da hemoglobina. II) As anemias rapidamente progressivas, como por exemplo em decorrência de eventos hemorrágicos, causam sinais e sintomas mais significativos que anemias de instalação lenta. III) Pacientes idosos tendem a tolerar mais a quadros de anemia que pacientes jovens. IV) Em geral, a anemia é acompanhada de aumento de 2,3-DPG nos eritrócitos e de desvio para a direita da curva de dissociação de oxigênio da hemoglobina, de modo que o oxigênio é liberado mais prontamente para os tecidos.

É correto o que se afirma em:
Os principais avanços científicos e tecnológicos são as principais causas de mudanças na prática da moderna hematologia, influindo especialmente no diagnóstico laboratorial e nos procedimentos terapêuticos de algumas patologias com destaques para anemia falciforme, hemofilias e leucemias. Os aparelhos automatizados pararealização do hemograma têm por base os princípios:
A contagem de reticulócitos no sangue periférico constitui um fator importante no diagnóstico, classificação e monitorização do tratamento, na confirmação do restabelecimento da sua produção após quimioterapia ou transplante, e na monitorização da terapêutica com eritropoetina humana recombinante. Sobre o exame de reticulócitos, é correto afirmar que:
Vários países têm vindo nos últimos anos a estudar o porquê do aumento do número de casos relativos às doenças alérgicas, tantona incidência, quanto na prevalência. Atualmente as doenças alérgicastêm-se tornado gradualmente um verdadeiro problema de saúde pública devido à sua dimensão. As reações de hipersensibilidade envolvidasna gênese das manifestações clínicas das doenças alérgicas são: tipo I; tipo II; tipo III ou tipo IV. Hipersensibilidade tipo I é também conhecida comoimediata ou hipersensibilidade anafilática. Assinale a alternativa que indica a classe de anticorpo mediador da Hipersensibilidade imediata.