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Os instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção — ou seja, os procedimentos operativos — devem constituir processo independente e autônomo das direções teórico-metodológica e(ou) ético-política do serviço social, a fim de manter seu caráter de ação neutro e, por isso, mais eficaz.

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A adoção de trabalho em grupo não é uma técnica recomendada no âmbito do serviço social, pois o agrupamento de diferentes pessoas, com distintos pontos de vista e que vivenciem diversas situações sociais, torna ineficaz o processo educativo da ação profissional do assistente social.
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O acompanhamento e a orientação constituem estratégias de intervenção no âmbito do serviço social, pois são capazes de interferir na vida de indivíduos, grupos e famílias, e, se comprometidos com o atual projeto ético-político da profissão, contribuem para o fortalecimento da democracia, para o acesso a direitos e para a emancipação da população atendida pelo assistente social.
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O agir profissional do assistente social não possui caráter educativo, pois sua ação pode reproduzir ou não valores e práticas culturais e políticas, por meio de ações de cunho material, sociopolítico ou ainda ideológico-cultural.
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A escolha dos instrumentos, técnicas ou estratégias e dos modelos de abordagem individual, familiar ou de grupos a serem adotadas pelos assistentes sociais, no âmbito das instituições sociais, independe do objetivo da ação profissional.