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Está CORRETO o que se afirma apenas em
Assinale a alternativa que apresenta de forma mais assertiva os objetivos do ensino da Literatura para o segmento dos Anos Finais do Ensino Fundamental, segundo a BNCC.
A BNCC apresenta estratégias de leitura, quanto ao trabalho com as práticas de linguagem para o segmento do Ensino Fundamental Anos Finais. O professor de Língua Portuguesa deve proporcionar oportunidades de aprendizagem aos estudantes em que se desenvolvam essas estratégias, promovendo a melhoria na capacidade de Leitura.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta uma estratégia de leitura.
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A BNCC apresenta as práticas de linguagem a serem desenvolvidas no segmento do Ensino Fundamental Anos Finais. Julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente às compreensões corretas quanto aos eixos de ensino da Língua Portuguesa a serem desenvolvidos nesse segmento.
I. O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos.
II. O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação.
III. O Eixo da Oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões envolvendo temáticas e outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação.
IV. Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de sentido.
Está(ão) CORRETA(S)
Julgue o item abaixo quanto aos campos de atuação recomendados pela BNCC.
I. O campo jornalístico-midiático deve priorizar o estudo dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em estratégias linguístico-discursivos e semióticos voltados para a argumentação e persuasão. Também deve problematizar as práticas contemporâneas de curtir, comentar, redistribuir, publicar, curar etc.
II. O campo de atuação da vida pública deve priorizar o estudo dos gêneros legais e normativos, abrindo-se espaço par aqueles que regulam a convivência em sociedade. Também deve estudar os gêneros textuais reivindicatórios e propositivos, como habilidades ligados a seus tratos, explorando os canais de participação social, inclusive os digitais.
III. O campo das práticas de estudo e pesquisa deve priorizar o estudo dos gêneros expositivos, impressos e digitais; também os gêneros de apoio à compreensão e interpretação de textos; gêneros que permitem o processamento e a organização de conhecimentos em práticas de estudo e de dados levantados em diferentes fontes de pesquisa.
IV. O campo artístico-literário deve priorizar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária em condições para que se possa reconhecer, valorizar e fluir essas manifestações.
V. Campo da vida cotidiana deve priorizar as situações de leitura próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
Em relação aos campos de atuação voltados para o segmento do Ensino Fundamental Anos Finais, assinale aquele que apresenta a recomendação correta.