Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010) e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais e a _______________, _______________ e _______________ das _______________ curriculares nacionais, das propostas curriculares dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, e dos projetos políticopedagógicos das escolas.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
No quadro a seguir encontram-se eixos do conhecimento e habilidades da Matriz de Referência de Língua Portuguesa/Linguagens do 5º Ano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Numere a 2ª Coluna, identificando o eixo do conhecimento correto de cada habilidade, conforme a 1ª Coluna.
Imagem associada para resolução da questão

1. Leitura 2. Análise linguística/Semiótica
Imagem associada para resolução da questão

( ) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação.
( ) Analisar relações de causa e consequência. ( ) Julgar a eficácia de argumentos em textos. ( ) Identificar os mecanismos de progressão textual.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
“A partir da concepção da Escola dos Annales, entende-se o tempo histórico tanto como um tempo cronológico (o tempo do calendário, do relógio) quanto como um tempo cultural, específico de cada atividade produtiva, ou não, dos grupos humanos [...]”.
BARATZ, J. O tempo histórico e sua apresentação pelas professoras do Ensino Fundamental I.2008.115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador,2008. p.26
Considerando o exposto no texto acima e a compreensão da perspectiva do ensino de história defendida no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, pode-se afirmar que
“Ler o mundo, ou as representações dele, requer um exercício constante no estabelecimento de relações para que ocorram as (re)significações. A este exercício chamamos de alfabetização. Quando pensamos que a criança, no início de sua vida estudantil, substitui um conjunto de letras por um significado real, e, consequentemente num processo contínuo de descobertas aprender a dar significados aos símbolos de um mapa, por exemplo, estará desenvolvendo uma linguagem própria, com isto, demonstra estar no processo contínuo de alfabetização”.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS,2016. p.12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Observe abaixo a habilidade de Matemática do 5º Ano presente no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba:
(EF05MA02X) Ler, escrever, comparar e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma sugestão de proposta didática que atenda ao exigido pela habilidade acima: