Filtrar


Questões por página:
“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Adaptado de Artigo 2º da Lei nº 13146. de julho de 2015.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente um tipo de deficiência.
Os alunos a seguir não deverão ser matriculados no ensino regular e atendidos por equipe de especialistas do Sistema Estadual de Ensino, pois são considerados públicos-alvo da educação especial:
Avalie, com base no Artigo 4º da Resolução 48/2012 – CEE/AP, se a Educação Especial tem como público-alvo:
I. alunos com deficiência de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. alunos com dislexia, dislalia, disgrafia e discalculia. III. alunos com desatenção, indisciplinados e com dificuldade de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em
A Resolução 48/2012 – CEE/AP determina algumas atribuições ao professor da educação especial. A esse respeito, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Assistir o professor de classe comum nas práticas necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. ( ) Autorizar os deslocamento e planejar a implementação de adaptações necessárias para atendimento de educandos com mobilidade reduzida. ( ) Definir, programar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos pedagógicos e práticas alternativas, adequadas ao trabalho em equipe.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Pessoas com capacidades especiais”, “pessoas com eficiências diferentes”, “pessoas com habilidades diferenciadas”, “pessoas portadoras de deficiência”, “pessoas com disfunção funcional”... Na primeira década do século XXI, a Declaração de Salamanca preconizou a expressão “pessoas com deficiência”, com a qual o valor agregado às pessoas com deficiência passou a ser o do empoderamento e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já fecharam a questão: querem ser chamados de “pessoas com deficiência”, em todos os idiomas. Esse termo faz parte do texto da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, adotado pela ONU em 2006, e promulgado por decreto no Brasil em 2009.

Adaptado de SASSAKI, Romeu Kazumi.

Como chamar as pessoas que têm deficiência? (2014)


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios básicos que levaram à defesa da terminologia “pessoas com deficiência”, à exceção de uma. Assinale-a.