Filtrar


Questões por página:
A reciclagem é uma das ações para implantar a A3P. Ela começa com a coleta seletiva, que é a separação e o recolhimento, desde a origem, dos resíduos sólidos potencialmente recicláveis. Nossa legislação estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. Dentre as 10 cores, tem-se amarelo, cinza, laranja e roxo, que significam, respectivamente:
De acordo com a PORTARIA N° 004/DSCIP/CBMMT/2016 que aprova a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso – NTCB nº 18/2016 sobre Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio, temos as seguintes classes de incêndios e agentes extintores:
Classe A: Fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade através do processo de pirólise, deixando resíduos.
Classe B: Fogo em combustíveis líquidos e gases infamáveis que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos. Pode ocorrer também em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, como graxas.
Classe C: Fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas
Classe D: Fogo em materiais combustíveis pirofóricos, como magnésio, titânio, alumínio, zircônio, sódio, potássio e lítio.
Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido infamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais infamáveis). Age por abafamento.
Assinale a alternativa correta:
A respeito da utilização, manuseio e conservação de ferramentas, utensílios, equipamentos e eletrodomésticos de modo a prevenir acidentes de acordo com o Manual de Procedimentos das Boas Práticas para o Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar./ SEDUC-MT, assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta a respeito da rotina do manipulador de alimentos de acordo com o Manual de Procedimentos das Boas Práticas para o Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar./ SEDUC-MT.


I. Ao chegar ao trabalho, o manipulador deve lavar as mãos, vestir o uniforme completo, começando pela touca e sucessivamente os outros itens, depois tornar a lavar as mãos e os antebraços com sabonete líquido, neutro e inodoro, massageando-os por 15 a 20 segundos e secá-los em papel toalha ou naturalmente.

II. Para o preparo das refeições, o manipulador deve selecionar os produtos alimentícios disponíveis na geladeira e no freezer, montar o cardápio e iniciar o pré-preparo e o preparo das refeições.

III. Ao término da distribuição de alimentos, o manipulador deve lavar os utensílios e equipamentos utilizados e deixar que sequem naturalmente antes de guardar.

IV. A limpeza do ambiente deve começar pelo lugares mais altos e por último o piso.


Estão corretas as afirmações:

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta a respeito da área de armazenamento do combustível de acordo com o Manual de Procedimentos das Boas Práticas para o Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar./ SEDUC-MT.


I. O combustível utilizado nas escolas normalmente é o gás liquefeito de petróleo (GLP), e para ele, a cozinha deve ter tubulação apropriada, para ele.

II. O botijão deve ser adequado ao fogão utilizado.

III. Os vasilhames devem estar em área externa e isolada, exclusiva para armazenamento de recipientes de GLP.

IV. A delimitação dessa área deve ser de tela, grades vazadas ou outro material que evite a passagem de pessoas e que permita uma constante ventilação.


Estão corretas as afirmativas: