Filtrar


Questões por página:
O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
Jerzy Grotowski empreendeu seu teatro laboratório influenciado pelo método das ações físicas, ritual, teatro oriental, além de estudo detalhado do funcionamento do corpo, buscando desenvolver estados físicos específicos. Seus estudos acerca do treinamento do ator permitiram estruturar uma pedagogia própria onde o ator é o centro de todo investimento teatral. É nele e a partir dele que o teatro acontece. Refletindo o teatro experimental de Grotowski, como o problema da encenação pode ser descrito?
A trajetória do teatro de arena é marcada por duas grandes obras: Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes. As encenações apresentavam a prática de permuta de personagens criada por Augusto Boal, no intuito de manter uma atenção crítica do espectador. Tal prática denomina-se
A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta um mundo em que o homem confinado a seus medos, sem expectativas do porvir, vai tornando-se espectro de um presente esvaziado de sentido, em permanente desconstrução. Nessa crise, a organização coerente das estruturas de sentimento e da própria linguagem são colocadas em xeque. Em tal processo, surge a dramaturgia provocadora do teatro do absurdo, enfatizando o tédio, a perda da ordem e preconizando o teatro pós dramático.
ESTRAGON. - Didi. VLADIMIR. - O que? ESTRAGON. - Não posso continuar assim. VLADIMIR. - Diz isso facilmente. ESTRAGON. - E se nos separássemos? Quiçá nos fosse melhor. VLADIMIR. - Amanhã nos enforcaremos. (Pausa) A não ser que venha Godot. ESTRAGON. - E se vier? VLADIMIR. - Estaremos salvos. (...)”
(Trecho do texto Esperando Godot de Samuel Beckett)
O mundo via surgir uma nova possiblidade de escrita na figura de grandes dramaturgos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional; II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável. IV. O teatro do absurdo foi interrompido com o surgimento do teatro performativo. V. O niilismo marca a trajetória das personagens Beckettianas.
Assinale
Criada por Antonin Artaud, teatrólogo francês, o teatro da crueldade foi marcado pelo ataque ao predomínio do texto no século XX e pelo mergulho em experiências ritualísticas, operando para desorganizar os sistemas de significação de sua época. Para Artaud, as palavras eram incapazes de capturar a vida. Assinale a alternativa correta que destaca os aspectos que tornam possível a intersecção entre Artaud e o teatro contemporâneo.