Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. São exemplos de alimentos ricos em gorduras os seguintes: azeite, óleos, margarina (insaturadas), manteiga, banha de porco, creme de leite, maionese, toucinho (saturadas), sorvetes industrializados, gordura vegetal hidrogenada.
II. São exemplos de alimentos que contêm proteínas os seguintes: leite, queijos, iogurtes, carnes (aves, peixes, suína, bovina), miúdos, frutos do mar, ovos, leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha). Castanhas (castanha-do-Pará, avelã, castanha-de-caju, nozes).

Marque a alternativa CORRETA:
. Em relação à digestão e absorção dos nutrientes marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) O carboidrato é o único componente da dieta cuja degradação se inicia na boca, onde a amilase secretada pelas glândulas salivares inicia a conversão do amido em maltose e maltotrioses.
( ) As gorduras são frequentemente consumidas na forma de diglicerídeos. O processo digestório dos lipídios inicia-se no intestino por ação química, importante para a emulsificação dos lipídios, e por ação enzimática.
( ) Os produtos da digestão do amido, as maltodextrinas juntamente com a sacarose e a lactose são hidrolisados por outras enzimas presentes na borda em escova do intestino. São elas: sacarose, lactase, maltase e invertase.
( ) A digestão da proteína tem início no estômago, em meio ácido, por ação da pepsina secretada pela mucosa gástrica. A digestão gástrica decompõe as proteínas em proteose, peptonas e polipeptídios maiores. As proteases pancreáticas são secretadas como proenzimas e atividade na luz duodenal.
Marque a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:
Assinale a opção de ácido graxo da família do ômega-3.
Os ácidos graxos poli-insaturados têm ação hipocolesterolêmica, sendo os ômega 6 e 3 os mais importantes nas dislipidemias. Assinale a alternativa que apresenta os alimentos fontes de ômega 6 e ômega 3, respectivamente.
Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados (sem duplas ligações entre seus átomos de carbono), mono ou poliinsaturados, de acordo com o número de ligações duplas em sua cadeia. Os ácidos graxos saturados mais frequentemente presentes em nossa alimentação (que variam de 12 a 18 átomos de carbono) são: