Filtrar


Questões por página:
O conceito químico mais simples de ácido pode ilustrar as ideias relacionadas à acidez dos solos. Ácidos são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons hidrogênio (H+ ). Ácidos fortes dissociam-se completamente de ácidos fracos (que se assemelham mais aos problemas de acidez em solos) que se dissociam muito pouco. Pela pouca dissociação de ácidos fracos, ocorrem nas soluções aquosas concentrações muito baixas de H+, que são de difícil representação em frações decimais. O conceito de pH foi introduzido para representar a concentração de H+ . Assim, para uma concentração 0,000001 molar ou 10-6 M em H+, o pH será 6. A escala de pH varia de 0 até o valor de:
Para a recuperação em curto prazo de solos com alto grau de compactação, deve-se priorizar:
No plantio direto, é muito importante que sejam escolhidas espécies para a formação de cobertura morta do solo que produzam bastante fitomassa e tenham uma decomposição lenta, como, por exemplo:
Quando a fertilidade do solo do cerrado está em uma camada fina da superfície, a melhor maneira de aumentar a fertilidade é por meio de:
Solos com pH (potencial hidrogeniônico) entre 5,8 e 7,5 normalmente não apresentam problemas no crescimento das plantas. Quando o pH está abaixo de 5, haverá deficiência dos seguintes elementos: