Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Nutrição

Assunto:

Microrganismos de importância nos alimentos

Questões por página:

Os prebióticos são definidos como carboidratos, principalmente fibras, não digeríveis, que estimulam o crescimento e/ou a atividade de bactérias desejáveis no intestino, trazendo benefícios à saúde do indivíduo.


Desse modo, são considerados prebióticos:

De acordo com a Embrapa, o tratamento térmico, considerado brando, realizado a temperaturas inferiores a 1000 C, com o objetivo de destruir parcialmente as formas vegetativas dos microrganismos presentes nos alimentos, eliminando os microrganismos patogênicos, é conhecido como:
“A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e depois à multiplicação destes germes no alimento. A qualidade das matérias - primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação.”


Sobre os fatores extrínsecos e intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microrganismos no alimento, assinale a alternativa INCORRETA:
Por que é crucial considerar a análise microbiológica e toxicológica na manipulação de alimentos:
Buscando melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil, mudanças no setor lácteo estão sendo implantadas, dando-se ênfase à refrigeração do leite na propriedade e ao transporte a granel. A refrigeração do leite tem como objetivo controlar a multiplicação de aeróbios mesófilos. Esses microrganismos, em sua maioria,