Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 35 anos apresenta história de turvação visual súbita no olho esquerdo. Após oftalmoscopia binocular indireta sob midríase do referido olho, foram observadas áreas esbranquiçadas de retinocoroidite necrótica adjacentes à cicatrizes retinianas. O principal diagnóstico diferencial é:
Homem,25 anos, busca atendimento médico referindo conjuntivite, com dor intensa em olho esquerdo. Durante a anamnese, relata apenas que sofreu arranhadura na pálpebra esquerda provocada por cão vacinado de sua residência. Exame físico: edema acentuado e hiperemia palpebral, quemose e hiperemia conjuntival, diminuição da motilidade ocular, dor aos movimentos oculares, leve perda da acuidade visual e leve exoftalmia, sem outros comemorativos.
Sobre o caso exposto, assinale a alternativa correta.
Homem,28 anos, motorista, apresenta história de lombalgia há cinco anos, refere dificuldade para realização de suas atividades no período da manhã, mas com melhora após o almoço. Apresenta melhora da lombalgia com uso de naproxeno. Há 2 semanas apresenta hiperemia ocular à esquerda, com dor e embaçamento visual. Exame clínico apresenta hiperemia difusa do olho esquerdo, ausência de dor ou edema em articulações periféricas. Nota-se discreta limitação para flexão de coluna lombar. O restante do exame clínico está normal.
Considerando que o diagnóstico mais provável foi confirmado, qual alternativa a seguir traz as características clássicas de uveíte aguda associada a essa condição?
Um paciente diabético apresenta edema retiniano focal, causando principalmente uma ruptura da barreira hematorretiniana interna, gerando o vazamento de líquido e componentes na retina adjacente. Com base nessas informações, o provável diagnóstico desse paciente é de:
A degeneração macular relacionada com a idade é uma doença multifatorial complexa, podendo-se afirmar em relação às suas características que: