Filtrar


Questões por página:
Considerando as características dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s, analise os itens a seguir:
I. Criado em 2006, os PCN’s é um guia curricular organizado por disciplinas e ciclos.
II. Os PCN’s são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil.
III. Este documento tem a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre “o que?”, “quando?”, “como?” e “para quê?” ensinar e aprender.
IV. Nos PCN’s a avaliação é defendida como resultado final, classificatória, diagnóstica e central para acompanhamento dos alunos e para organizar o trabalho docente.
A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e suas interferências nas práticas escolares, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.
(__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB.
(__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.
(__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.
A sequência correta é:
A ideia veiculada na escola de um Brasil sem diferenças, formado originalmente pelas três raças – o índio, o branco e o negro – que se dissolveram dando origem ao brasileiro, também tem sido difundida nos livros didáticos, neutralizando as diferenças culturais e, às vezes, subordinando uma cultura à outra. (PCN, temas transversais, p.126.)
Tal concepção, que pretende ser combatida pelos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, era responsável por:
“Para se formar cidadãos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos, é necessário fazer escolhas pedagógicas pelas quais o estudante possa conhecer as problemáticas e os anseios individuais, de classes e de grupos – local, regional, nacional e internacional – que projetam a cidadania como prática e ideal; distinguir as diferenças do significado de cidadania para vários povos; e conhecer conceituações históricas delineadas por estudiosos do tema em diferentes épocas”.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais deixam a entender que cidadania:
No documento dedicado à Pluralidade Cultural dos Parâmetros Curriculares Nacionais afirma-se:
“Cidadania é prática, e a escola tem meios de desenvolver essa prática para trabalhar com o aluno não só a busca e acesso à informação relativa a seus direitos e deveres, como o seu exercício”.
Segundo esse mesmo documento, uma das estratégias para a promoção da cidadania seria a: