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O conceito de Estado de Direito (Rechtsstaat) remonta ao século XIX, quando os Estados europeus consolidaram sua soberania e obtiveram o monopólio da produção e da administração do direito. Para uma perspectiva sistêmico-funcional como a de N. Luhmann, o Estado de Direito é formado por dois sistemas funcionais distintos: o sistema político e o sistema jurídico, os quais, no decorrer de sua evolução social, se converteram em sistemas com funções distintas na sociedade.


Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente as relações entre o sistema político e o jurídico em um Estado de Direito.

Com o crescente processo de digitalização da vida e da conectividade, tornou-se possível o registro de uma altíssima quantidade de dados que, com a redução e simplificação da sua dimensionalidade, criou um momento informacional novo sobre a realidade humana e natural. O Big Data é fruto da digitalização massiva, da larga e crescente disponibilidade tecnológica em modo online. A estatística e as técnicas de amostragem foram e ainda são um recurso amplamente utilizados para pesquisa sociológica, mas a escala massiva de dados digitais está tensionando o paradigma da amostra. Observações qualitativas, amostragem, coleta controlada de dados, testes e generalizações são esquemas não são totalmente aplicáveis para o tipo de informação do big data.

Adaptado de ROBERTSON e TRAVAGLIA “Big Data Sociology: preparing for the brave new world”. In The Sociological Review Blog,2019.


A respeito dos desafios enfrentados pela sociologia na era do big data, analise as afirmativas a seguir.

I. Big data oferece uma nova classe de dados recolhidos de registros digitais de uma ampla gama de fenômenos sociais.

II. Big data exige novos métodos para simplificar a dimensionalidade dos dados

III. Big data demanda novas metodologias do fazer sociológico e reflexões sobre as implicações dessa nova era de informações na vida social.


Está correto o que se afirma em

No ensaio Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado (1970), Althusser analisa o papel da ideologia no interior das sociedades modernas ocidentais. O seu ponto de partida é a concepção marxista do Estado, definido como um aparelho repressivo que permite às classes dominantes exercitar seu próprio poder sobre o proletariado.


A partir desse marco teórico, é correto afirmar que

Relacione os tipos de dominação propostos por Max Weber, apresentados a seguir, a suas respectivas descrições.
1. Dominação Carismática 2. Dominação Tradicional 3. Dominação Legal
( ) A autoridade é sustentada por uma fidelidade em que o governante é o patriarca ou o senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor, como no patriarcalismo, por exemplo. ( ) A obediência não é prestada à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, reconhecida como competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer, como na burocracia, por exemplo. ( ) A obediência é obtida em função de qualidades pessoais e a autoridade é imposta graças a uma devoção afetiva que pode ser exemplificada pela crença em profetas ou pelo reconhecimento do heroísmo de líderes em batalha.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
“Além do impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, atribui-se à Revolução Francesa, alentada pelo movimento de ideias da Ilustração, um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível. A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo dos movimentos de crítica cultural. É esse movimento de ideias — que alcança seu ponto culminante com a Revolução Francesa e o novo quadro sociopolítico por ela configurado — que terá um impacto decisivo na formação da Sociologia e na definição de seu principal foco: o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade.” (Quintaneiro,2002.)
No contexto do surgimento da sociologia, a ideia de liberdade difundida largamente nas duas grandes revoluções supracitadas