Filtrar


Questões por página:
A respeito das eleições legislativas estadunidenses, realizadas em novembro de 2018, é correto afirmar que

O médico congolês Denis Mukwege,63, e a ativista iraquiana Nadia Murad,25, levaram o Nobel da Paz de 2018, anunciou o comitê do prêmio, em Oslo, nesta sexta-feira [05.10].

A importância do trabalho de Mukwege já tinha sido reconhecida, em 2014, pelo Parlamento Europeu, que concedeu a ele o prêmio Sakharov. Em 2016, Nadia foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade de um escritório das Nações Unidas.

(Uol,05.10.2018. Disponível em <https://bit.ly/2E2ru5l>. Acesso em: 11.11.2018. Adaptado)


A concessão desse prêmio foi um reconhecimento

O noroeste da Síria voltou nesta segunda-feira (29 de janeiro) a ser palco de um confronto entre soldados ligados à Turquia e milícias curdas, que disputam o controle de uma colina na região. O governo turco afirma que as milícias curdas que controlam a região são ligadas aos curdos que vivem na Turquia e que decidiu agir para expulsar os terroristas das proximidades de sua fronteira.

(Folha de S.Paulo,29.01.2018. Disponível em:<https://goo.gl/XeN3ia> . Adaptado)


O conflito entre turcos e curdos mencionado na notícia está relacionado

O Banco Mundial informa que vai investigar a manipulação de dados, ocorrida durante vários anos, sobre as condições de negócios no Chile em um de seus mais importantes estudos, o “Doing Business”. De acordo com o economista-chefe do organismo multilateral, que se desculpou formalmente ao governo chileno, a metodologia usada na elaboração do ranking do relatório foi alterada em diversas ocasiões.

(Valor,14.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/S9M5xo> . Adaptado)


Essa manipulação de dados teria motivação

Em ofício enviado nesta quarta-feira (24 de janeiro) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República se manifestou favoravelmente a manter suspensa a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. A posse estava marcada para a última segunda (22 de janeiro), mas foi cancelada após a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, atender a um recurso e suspender a cerimônia. A ministra analisou uma reclamação movida por um grupo de advogados, que contestou no STF a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, no sábado (20 janeiro), havia liberado a posse de Cristiane Brasil.

(G1,24.01.2018. Disponível em:<https://goo.gl/skSVZg> . Adaptado)


No recurso ao STF, o grupo de advogados questionou