Questões de Concurso
Filtrar
702 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 141
Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os professores têm o compromisso de oferecer às crianças possibilidades de pensar e criar, tendo o papel de mediador, estimulando a curiosidade das crianças por conhecer o mundo.
II. Na perspectiva de Piaget, não existe afeição sem cognição, assim como não existem comportamentos exclusivamente cognitivos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O pragmatismo educacional acredita que o conhecimento só ganha sentido quando ele é útil para resolver um problema real.
II. Para Piaget, o desenvolvimento social da criança influencia o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. Para Piaget, o desenvolvimento pode ser compreendido a partir de estágios. É no estágio sensório-motor (zero a dois anos aproximadamente), que o choro da criança ganha rótulos como 'chorona' ou 'mimada'. Cabe ao adulto não manifestar irritação do choro infantil, assim como dar aconchego não deve ser considerado como um precedente para tornar a criança manhosa. Na perspectiva de Piaget, no caso de crianças um pouco maiores que já saibam falar, é preciso pedir a elas que digam o motivo da insatisfação, fazendo com que a criança perceba a eficácia de expressar suas necessidades e desejos através da fala e da argumentação.
Il. O estágio sensório-motor, na perspectiva de Henri Wallon, é o primeiro estágio e ocorre no 1º ano de vida. Nessa fase, segundo o estudioso francês, predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. É uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada à atividade afetiva. Nesse estágio, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. Segundo Vigotsky (1998), quando se brinca, o ser humano cria, inova, deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais. Focando na criança, pode-se afirmar que o ato de brincar, possibilita a ela diversas aprendizagens, permitindo-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. A escola, por sua vez, não tem o papel de contribuir para que exista ludicidade no ambiente escolar, mas sim que a criança aprenda, pois a preocupação central da escola é com o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
Il. A brincadeira deve estar presente na educação infantil principalmente para ocupar tempo, mas serve também para que a criança passe a desenvolver a intelectualidade, a autoconfiança, a exploração, a curiosidade, o raciocínio, a emoção, a psicomotricidade, que vai levá-la a ampliar os seus valores e agrupar-se de um modo sadio com as pessoas. O mundo lúdico, ao mesmo tempo que devolve às crianças um estímulo para brincar, resgata a alegria de poder experimentar, descobrir e criar. À medida que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Jean Piaget foi pedagogo e desenvolveu um método detalhado e estruturado para ser aplicado em sala de aula. A aprendizagem para Piaget é evidenciada pelo que pode ser observado, ou seja, pela Análise do Comportamento.
II. A aprendizagem, segundo as ideias de Vygotskyt, possui caráter social e cultural. A internalização completa o processo, ou seja, adianta-se ao processo de desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA: