Questões de Concurso
Filtrar
292 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tapejara - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à periodicidade de revisão/atualização das partes do Projeto Político-Pedagógico, segundo Vasconcellos (2013), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Marco Referencial deve ser revisado/atualizado em médio prazo (3 a 4 anos).
( ) O Diagnóstico deve ser revisado/atualizado anualmente.
( ) A Programação deve ser revisada/atualizada anualmente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O Marco Referencial deve ser revisado/atualizado em médio prazo (3 a 4 anos).
( ) O Diagnóstico deve ser revisado/atualizado anualmente.
( ) A Programação deve ser revisada/atualizada anualmente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tapejara - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o Projeto Político-Pedagógico, pode-se afirmar que:
I. Representa uma construção coletiva do conhecimento.
II. É a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se concretiza na prática.
III. É um caminho para a consolidação da autonomia da instituição de ensino.
Quais estão corretas?
I. Representa uma construção coletiva do conhecimento.
II. É a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se concretiza na prática.
III. É um caminho para a consolidação da autonomia da instituição de ensino.
Quais estão corretas?
Disciplina:
Pedagogia
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento norteia as práticas dos profissionais da instituição, buscando atingir os objetivos que nele estão elencados.
PORQUE
II. O planejamento escolar é entendido como um preenchimento de formulários, assim ele deve ser construído e vivenciado nas ações administrativas da instituição.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O planejamento norteia as práticas dos profissionais da instituição, buscando atingir os objetivos que nele estão elencados.
PORQUE
II. O planejamento escolar é entendido como um preenchimento de formulários, assim ele deve ser construído e vivenciado nas ações administrativas da instituição.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
Uma escola tem o desejo de alcançar objetivos, metas e realizar sonhos. Essas aspirações e a forma de concretizá-las é o que subsidia o que se pode chamar de Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sobre o PPP, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É considerado projeto porque reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante um determinado período de tempo.
( ) É político porque considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, mudando seus rumos.
( ) É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino aprendizado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É considerado projeto porque reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante um determinado período de tempo.
( ) É político porque considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, mudando seus rumos.
( ) É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino aprendizado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Ilma Passos A. Veiga (2013), para nortear a organização do trabalho da escola, a primeira ação fundamental é a construção do Projeto Político-Pedagógico. Concebido na perspectiva da sociedade, da educação e da escola, ele aponta um rumo, uma direção, um sentido específico para um compromisso estabelecido coletivamente.
A autora também afirma que a concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Considerando as afirmações do excerto assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Liberdade é um princípio constitucional. Liberdade de expressão. Liberdade de ação. Liberdade na escola para aprender, ensinar, pesquisar, avaliar e socializar a arte e o saber voltados para uma intencionalidade definida coletivamente. O princípio de liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. Se pensarmos na liberdade na escola, devemos pensá-la na relação entre gestores, professores, funcionários e alunos que assumem a co-responsabilidade na construção do projeto político-pedagógico e na relação destes com o contexto social em que a escola está inserida. ( ) Solidariedade é também um princípio constitucional. Para Heller (1992), solidariedade implica disponibilidade para traduzir o sentimento de apoio e fraternidade a grupos, movimentos ou outras coletividades. ( ) Pluralismo de ideias é entendido como o respeito ao outro, às diferentes opiniões, à diversidade do pensar e agir. Parte da diversidade como algo inevitável e desejável, pois há diferentes pessoas, grupos e, certamente, diferentes motivações, perspectivas, conhecimentos, posicionamentos e atitudes. ( ) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola de ensino médio. Saviani afirma, com muita propriedade, que "só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada"(1982, p.63). ( ) Qualidade, que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca à escola de ensino médio é o de propiciar uma escola de qualidade para todos, no sentido de garantir o acesso e permanência dos que nela ingressam. ( ) Transparência do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, a qual depende da inserção da comunidade no cotidiano escolar, do envolvimento dos diferentes segmentos nas discussões e na socialização das informações, o que gera o sentimento de pertença, de confiança e de clareza das intencionalidades entre os protagonistas: professores, alunos, técnico-administrativos, pais. ( ) Participação, que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola. A participação é o princípio básico da democracia. Ela não pode se resumir ao instante da eleição, do voto, mas exige abertura para o debate.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
A autora também afirma que a concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Considerando as afirmações do excerto assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Liberdade é um princípio constitucional. Liberdade de expressão. Liberdade de ação. Liberdade na escola para aprender, ensinar, pesquisar, avaliar e socializar a arte e o saber voltados para uma intencionalidade definida coletivamente. O princípio de liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. Se pensarmos na liberdade na escola, devemos pensá-la na relação entre gestores, professores, funcionários e alunos que assumem a co-responsabilidade na construção do projeto político-pedagógico e na relação destes com o contexto social em que a escola está inserida. ( ) Solidariedade é também um princípio constitucional. Para Heller (1992), solidariedade implica disponibilidade para traduzir o sentimento de apoio e fraternidade a grupos, movimentos ou outras coletividades. ( ) Pluralismo de ideias é entendido como o respeito ao outro, às diferentes opiniões, à diversidade do pensar e agir. Parte da diversidade como algo inevitável e desejável, pois há diferentes pessoas, grupos e, certamente, diferentes motivações, perspectivas, conhecimentos, posicionamentos e atitudes. ( ) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola de ensino médio. Saviani afirma, com muita propriedade, que "só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada"(1982, p.63). ( ) Qualidade, que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca à escola de ensino médio é o de propiciar uma escola de qualidade para todos, no sentido de garantir o acesso e permanência dos que nela ingressam. ( ) Transparência do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, a qual depende da inserção da comunidade no cotidiano escolar, do envolvimento dos diferentes segmentos nas discussões e na socialização das informações, o que gera o sentimento de pertença, de confiança e de clareza das intencionalidades entre os protagonistas: professores, alunos, técnico-administrativos, pais. ( ) Participação, que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola. A participação é o princípio básico da democracia. Ela não pode se resumir ao instante da eleição, do voto, mas exige abertura para o debate.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA