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As aplicações da ciência psicológica à educação têm seu marco inicial associado a E. L. Thorndike, que em 1903 publicou o livro “Educational Psychology” e editou o “Journal of Educational Psychology” (Maluf,1994). Nesse momento histórico, a educação pública, vista como instância que poderia concretizar o ideal da igualdade, aparecia como reivindicação das sociedades democráticas. Esta reivindicação acompanha a relação entre psicologia e educação até os dias atuais.


Assinale a única alternativa que melhor explica a relação e os processos entre psicologia e educação relacionada ao seu contexto histórico.

Em nossa sociedade, a escola e a família são as duas principais instituições responsáveis pela formação do ser humano.


Assinale a alternativa que apresenta informações e conceitos corretos sobre a função social da escola e da família.

Jean Piaget, Vygotsky e Wallon são pensadores do processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre pensador e seus pensamentos.
Considerando o eixo da Prevenção contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes e as ações preconizadas pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, é possível afirmar que
A aprendizagem é um complexo processo influenciado por inúmeras condições, entre as quais está a lei da intensidade, segundo a qual