Filtrar


Questões por página:
Indivíduos portadores de Transtorno Factício simulam, induzem ou agravam doenças sem estarem doentes, com a simples motivação de receberem cuidados médicos. Com relação ao Transtorno Factício, é CORRETO afirmar que

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é um transtorno mental muito prevalente, de curso crônico e multidimensional. A farmacoterapia teve grande evolução com a introdução dos antidepressivos mais seletivos (inibidores seletivos da recaptação de serotonina – ISRS’s e inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina – ISRSN’s) melhorando a tolerabilidade ao tratamento. Apesar disso, as taxas de remissão ainda são bastante modestas e as taxas de resposta ao tratamento situam-se entre 50 - 70%, na maioria dos ensaios clínicos randomizados (ECR’s).


Com relação ao Transtorno Depressivo Maior, é CORRETO afirmar que

Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, analise as afirmações a seguir.


I. A herdabilidade é estimada em cerca de 90%, sendo a concordância em gêmeos monozigóticos significativamente maior que em gêmeos dizigóticos.

II. O papel da mãe, definida como “mãe geladeira”, é fundamental para o surgimento do transtorno.

III. O diagnóstico precoce é realizado em torno dos 7 anos de idade.


Assinale a alternativa CORRETA.

Clonidina, guanfacina e metilfenidato são medicamentos usados para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção. Sobre o manejo e mecanismo de ação desses medicamentos, é CORRETO afirmar:

Somatização, bem como conversão, são processos em que sintomas físicos surgem ou são piorados por questões emocionais do paciente. É muito comum o surgimento desse processo durante um internamento clínico, tanto por doença crônica, como por doença aguda. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.


I. Alexitimia é definida como uma dificuldade do sujeito em elaborar emoções, o que favorece o surgimento de somatização.

II. Nas crises não epiléticas psicogênicas (pseudocrises epiléticas), sintomas de opistótono e balanço bilateral da cabeça são mais comuns que nas crises convulsivas generalizadas.

III. Nos sintomas conversivos, existe uma intenção deliberada do paciente em enganar o médico para obter ganho primário e secundário.


Assinale a alternativa CORRETA.