Filtrar


Questões por página:

Uma das etapas de desenvolvimento de produtos é a avaliação e melhoria do projeto, cujo objetivo é considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes de o produto ou serviço ser testado no mercado. Há diversas técnicas que podem ser empregadas nessa etapa para avaliar e melhorar o projeto preliminar. Atente às técnicas e às definições listadas abaixo.


I. Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma técnica cujo objetivo é testar a robustez do produto.

II. Engenharia de Valor é uma técnica cujo objetivo é tentar reduzir custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço.

III. Métodos de Taguchi é uma técnica cujo objetivo principal é tentar assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes.


É correto o que se afirma apenas em

As empresas fabricantes de produtos na Zona Franca de Manaus, com projeto industrial aprovado pela SUFRAMA, devem implantar o sistema de qualidade, baseado nas normas técnicas NBR ISO 9000 e encaminhar à SUFRAMA os respectivos certificados de qualidade expedidos pelo INMETRO ou por organismo de certificação credenciado por esse órgão.
Desse modo, o prazo, contado a partir da data de emissão do primeiro laudo de produção da empresa e desconsiderando qualquer prorrogação, que as empresas possuem para executar essa tarefa é de
De acordo com dispositivos de qualidade total, assinale a opção correspondente a atitude a ser utilizada pela área de manutenção com o objetivo de otimizar o trabalho e reduzir o custo de manutenção.
A Gestão pela Qualidade Total – TQC, adotada como filosofia empresarial tem um caráter estratégico de cobrir todos os processos de uma organização e enfatizar as tomadas de decisão a partir de dados concretos. Já Manutenção Produtiva Total – TPM, por sua própria origem, traz resultados mais imediatos nas instalações produtivas, através da maximização da eficiência global dos equipamentos. Assim, quando focados aspectos de gestão, é correto afirmar que:

A abordagem da Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) e das normas ISO 9000 são inter-relacionadas, mas não são sinônimas. Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000, podendo-se destacar como sendo uma dessas semelhanças: