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A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Simmel e Weber mantinham ligações com grêmios estudantis que debatiam questões políticas e sociais e, assim, eles contribuíram para que a sociologia fosse vista como uma ciência capaz de compreender os problemas sociais modernos e informar sobre possíveis soluções políticas.

A religião é um dos grandes temas fundadores das Ciências Sociais no século XIX. Para mencionar apenas os clássicos mais conhecidos, diríamos que Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920) desenharam com tal acuidade o modo de tratar a questão da religião que suas proposições alimentam até hoje a reflexão sobre essa matéria.

Sobre a análise desses autores acerca do tema, julgue os itens abaixo.

I) Pretende que o estudo das religiões “primitivas”, tidas como primeiras, isto é, mais próximas do momento de seu nascimento, podia lhe dar a chave de que precisava para evidenciar a origem social da moral e da ideia de sagrado.

II) Adota o entendimento de religião como “impostura”, triunfo das forças irracionais, ponto de vista correlato ao ideário liberal desencadeado pela Revolução Francesa e sua crítica racionalista à religião cristã.

III) Elabora a ideia de religião como “alienação”: o homem projeta na figura de Deus suas próprias qualidades e, em seguida, se submete a ele como a um poder estrangeiro do mesmo modo como se submete ao Estado.

IV) Se ocupou em estudar religiões não cristãs tais como o confucionismo e o budismo. Sua preocupação central era compreender a dinâmica interna dessas religiões e suas relações com a vida econômica e social.

V) Sustenta que o protestantismo teria criado atitudes e disposições, tais como o ascetismo e a ideia de vocação, que alimentaram a emergência de um tipo de racionalidade marcada pela crescente intelectualização, modo mais abstrato de pensamento apoiado na elaboração de princípios, regras e critérios com pretensão de validade universal.

Os itens acima correspondem na sequência:

De acordo com Norbert Elias (1994), o processo de transição de um modo de pensar mais autônomo, ao menos no tocante aos eventos naturais, esteve intimamente ligado ao avanço mais generalizado da individualização nos séculos XV, XVI e XVII.

Sobre o conceito de processo de individualização, julgue os itens abaixo.

I) A individualização é um processo contínuo e não planejado, construído nos avanços e recuos do processo civilizador individual, no qual todos os indivíduos, como fruto de um processo civilizador social em construção a longo tempo, são automaticamente ingressos desde a mais tenra infância, em maior ou menor grau e sucesso.

II) O processo de individualização se diferencia do processo de civilização, visto que este último faz parte de uma crescente interação com as atividades sociais, sem qualquer relação com as atividades psíquicas dos indivíduos no interior das configurações.

III) O conceito de individualização está intimamente ligado com o de autocontrole, que é o processo que vai da exteriorização à interiorização. O indivíduo interioriza os sentimentos, paixões, emoções, controles e representações produzidas nas relações sociais e em suas atividades mentais, e depois ele exterioriza suas representações através de comportamentos, hábitos e relações de poder.

IV) A ideia de individualização torna-se mais visível ao passo que a história humana avança, demonstrando que a humanidade, o indivíduo e a sociedade são processos sem início e fim à vista. Nessa história, torna-se perceptível a transferência cada vez maior de funções relativas à proteção e ao controle do indivíduo, previamente exercidas por pequenos grupos tradicionais e consanguíneos (tribo, feudo, igreja etc.), para os grupos densamente habitados, como podemos perceber na configuração dos Estados modernos altamente complexos e urbanizados.

V) Na individualização existe um indivíduo biológico e individuado socialmente, que busca ser controlador das forças naturais. Desde os primeiros dias da humanidade até o século XXI, não foram somente as estruturas sociais e as condições materiais de existência que mudaram. O biológico parece mais ‘sólido’ e ‘resistente’, as forças naturais não-humanas parecem ser cada vez mais ‘controladas’ e ‘previstas’, enquanto o social parece mais ‘controlador’, ‘mutável’ e ‘vulnerável’ às mudanças ao longo da história humana.

Assinale a alternativa que apresenta apenas sentenças CORRETAS.

Historicamente, conforme a análise weberiana, há várias camadas das quais se originaram os políticos profissionais, segundo as formações nacionais específicas. Em todos os casos, para contrapor-se à administração organizada “em classes”, o príncipe passou a apoiar-se em camadas sociais que fossem politicamente utilizáveis. Sobre as camadas sociais utilizadas pelo príncipe mencionadas por Weber, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Os clérigos

II) Os literatos de formação humanista

III) A nobreza cortesã

IV) Gentry

V) Os juristas de formação universitária


( ) Um fenômeno típico dos países europeus continentais, cuja entrada trouxe a influência do direito romano para a administração política, constituindo o chamado Estado racional.

( ) Na Índia e na Indochina, na China budista, no Japão e na Mongólia dos lamas, do mesmo modo como nas regiões cristãs da Idade Média, foram empregados de modo generalizado, basicamente porque sabiam escrever e estavam à margem das lutas políticas ordinárias, e porque não buscavam poder político para sua própria descendência, que era uma importante fonte de conflitos com o soberano.

( ) Uma vez que os príncipes conseguiram despojar a nobreza de seus poderes estamentais, atraíram-na à Corte e utilizaram-na no serviço político e diplomático.

( ) Camada típica da Inglaterra, trata-se de um patriciado que abarcava o pequeno comerciante e o pequeno rentista urbano e que foi utilizado pelo príncipe contra os barões. De posse dos cargos do governo, tal extrato social manteve-se na administração gratuitamente, no interesse do seu próprio poder social e, como resultado, preservou a Inglaterra da burocratização, que constituiria o destino da totalidade dos Estados continentais.

( ) Homens que aprendiam a fazer discursos em latim e versos em grego e que eram recrutados como conselheiros políticos do príncipe. Esta camada, com seus convencionalismos desenvolvidos na antiguidade chinesa, decidiu o destino conjunto da China.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Segundo Max Weber, o cientista atribui aos fragmentos selecionados da realidade um sentido, destacando certos aspectos cujo exame lhe parece importante. O cientista baseia-se, portanto, em seus próprios valores e, para tanto, deve orientar-se por um modelo de interpretação-investigação – chamado de tipo ideal.

Quais são, para Weber, as possibilidades e limites desse modelo?

I) A elaborar o tipo ideal, parte-se da escolha, numa realidade infinita, de alguns elementos do objeto a ser interpretado que são considerados pelo investigador os mais relevantes para a explicação. O processo de seleção acentua – necessariamente certos traços e deixa de lado outros, o que confere unilateralidade ao modelo puro.

II) Os elementos causais são relacionados pelo cientista de modo racional, embora não haja dúvida sobre a influência, de fato, de incontáveis fatores irracionais no desenvolvimento do fenômeno real.

III) No que diz respeito à ênfase na racionalidade, o tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser.

IV) um conceito típico-ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar os fenômenos.

V) Na medida em que o cientista procede a uma seleção, esta se distancia de suas próprias concepções do que é essencial no objeto examinado, e sua construção típico-ideal corresponderá às de outro cientista. Ele procederá, a partir daí, a uma comparação entre o seu modelo e a dinâmica da realidade empírica que examina.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.