Filtrar


Questões por página:
Em texto no qual discute a presença das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) nas práticas educativas, Libâneo (2009) propõe alguns objetivos pedagógicos para o uso das NTIC.
Avalie se os objetivos pedagógicos para esse uso incluem:
I. Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, tendo em vista a formação de cidadãos contemporâneos. II. Possibilitar a todos oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas. III. Propiciar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se informatiza cada vez mais. IV. Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente-discente e entre estes e os saberes significativos da cultura e da ciência.
Estão corretos os itens:

Sobre as novas formas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) analise as afirmativas abaixo.


I. a educação fundamental é feita pela vida, pela reelaboração mental/emocional das experiências pessoais, pela forma de viver, pelas atitudes básicas da vida e de nós mesmos;

II. o uso das TIC na escola auxilia na promoção social da cultura, das normas e tradições do grupo, ao mesmo tempo, é desenvolvido um processo pessoal que envolve estilo, aptidão, motivação;

III. a exploração das imagens, sons e movimentos simultâneos ensejam aos alunos e professores oportunidades de interação e produção de saberes;

IV. sua finalidade se encerra nas técnicas de digitações e em conceitos básicos de funcionamento do computador.


Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correta.

A evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil. Sem nos percebermos utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano. Assinale a alternativa correta sobre Tecnologia Assistiva.
Há muito tempo o homem tem buscado o conhecimento através de observações, de experimentações e de estudos. A procura por suas indagações propicia o seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Um fato que se tornou claro foi a melhor maneira de ampliar o conhecimento fazendo interações, permutas de ideias e aprendizados, com isto se dá o desenvolvimento das sociedades, as transmissões de informações e os aparelhos tecnológicos, chegando aos meios virtuais. Diante do exposto, Pierre Lévy entende por Cibercultura:
Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir.

I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.

II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.

III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.

Assinale: