Questões de Concurso
Filtrar
428 Questões de concurso encontradas
Página 32 de 86
Questões por página:
Questões por página:
De acordo com Papalia e Feldman (2013) uma teoria científica do desenvolvimento é um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados que possibilita descrever e explicar o desenvolvimento e prever os tipos de comportamentos que poderiam ocorrer em certas condições. Segundo os mesmos autores existem cinco perspectivas que sustentam boa parte das teorias influentes e da pesquisa sobre o desenvolvimento humano. A teoria na perspectiva psicanalista do desenvolvimento psicossocial foi estruturada por
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Chamamos de personalidade o conjunto de características cognitivas, afetivas e volitivas que formam a construção pessoal de um indivíduo. O que define a personalidade de um indivíduo é a sua constituição genética, herdada dos seus pais. Ela está diretamente ligada à forma como interiorizamos nossos sentimentos, pensamentos, valores e experiências.
II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia – prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Chamamos de personalidade o conjunto de características cognitivas, afetivas e volitivas que formam a construção pessoal de um indivíduo. O que define a personalidade de um indivíduo é a sua constituição genética, herdada dos seus pais. Ela está diretamente ligada à forma como interiorizamos nossos sentimentos, pensamentos, valores e experiências.
II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia – prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal.
II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, o autor conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal.
II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, o autor conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.
II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público é um dever fundamental do psicólogo que atua em uma instituição pública.
Marque a alternativa CORRETA:
I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.
II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público é um dever fundamental do psicólogo que atua em uma instituição pública.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Flores - PE
Disciplina:
Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe-filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.
II. O psicólogo deve basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe-filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.
II. O psicólogo deve basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.
Marque a alternativa CORRETA: