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Qual das seguintes abordagens pedagógicas é considerada mais eficaz para desenvolver habilidades de leitura e escrita em Português?
Com base nos estudos publicados por Neves (2004) na obra “Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa”, assinale a alternativa INCORRETA:
“[...] compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação. [...] É tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais” (Brasil,2018, p 71-72). Essa é uma prática de linguagem conhecida como:
Os gêneros textuais são modelos comunicativos e fazem parte do nosso cotidiano. São orais e escritos e nos conduzem no processo comunicativo social. Cada gênero textual representa um recurso de comunicação que se estabelece de acordo com o contexto, ou seja, quem produz o texto, para quem o texto é criado, com que objetivo, caracterizando diferentes textos. Os gêneros textuais como: notícia, reportagem e entrevista podem ser considerados:
Embora os PCNs não contemplem orientações para o ensino do Português como segunda língua, pode-se perfeitamente adotar esta concepção sobre o texto nessa perspectiva pedagógica, sem negligenciar os outros aspectos relevantes. No caso do ensino para surdos, o texto, assim concebido, parece ser de importância capital, tendo em vista que, embora os surdos não tenham o português como língua materna, estão inseridos em boa parte dessa cultura linguística: os nomes das ruas, das praças, das lojas, a propaganda, o extrato bancário, o cartão de crédito, de aniversário, de natal, constituem apenas uma pequena parte do grande universo que são as práticas sociais fundadas na(o):