Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O processo socio interacional de construir conhecimento linguístico e aprender a usá-lo já foi percorrido pelo aluno no desafio de aprender a sua língua materna. Ao chegar à quinta série, por exemplo, a criança costuma ser um falante competente de sua língua para os usos que se apresentam nas comunidades discursivas imediatas das quais participa em sua socialização em casa ou nas brincadeiras com os amigos fora de casa, e em outras comunidades discursivas.
Levando em consideração o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua portuguesa apontado por Marcuschi (2012), leia as afirmações abaixo e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) O estudo dos gêneros textuais deve incluir a análise do texto e do discurso, a visão de sociedade, a descrição da língua e o seu uso no cotidiano nas mais diversas formas. ( ) Os livros didáticos tratam a atividade de compreensão como cópia dos textos apresentados, considerando-os mera soma de informações. ( ) Embora os gêneros textuais se constituam como atividades sociais, passíveis de ampla análise, o trabalho em sala de aula deve se ater aos aspectos estruturais, informacionais e comunicativos. ( ) O uso de sequências didáticas permite criar situações com contextos que possibilitam reproduzir a circunstância concreta de produção textual, incluindo a circulação dos gêneros orais e escritos.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Na segunda parte de Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Marchuschi (2012) resgata o método das sequências didáticas formulado por Dolz e Schneuwly. O trabalho com sequências didáticas, na leitura e produção de gêneros textuais, permite que os alunos compreendam o gênero estudado, apropriem-se dele, reconstruam-no e, por fim, criem sua própria versão.
Relacione as colunas abaixo, associando cada procedimento de uma sequência didática à sua respectiva finalidade.
Coluna 1 1. Apresentação da situação 2. Produção inicial 3. Módulos de ensino 4. Produção final
Coluna 2 ( ) dar conta dos problemas, seguindo uma sequência que vai do mais complexo ao mais simples, para voltar à produção textual. ( ) conhecer o potencial de escrita dos alunos sobre o gênero estudado. ( ) produzir o texto no gênero estudado durante o processo. ( ) estudar o contexto de produção do gênero abordado e suas características. A sequência correta, de cima para baixo, é
mostrar texto associado
Eliana Ruiz, no livro “Como se corrige redação na escola” (Ed. Mercado das Letras,2003, p.221), identificou quatro tipos de estratégias interventivas nas correções feitas pelos professores em produções textuais:
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas‟ da „moléstia‟ textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas‟ poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes‟, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.

Leia, a seguir, a manchete de uma matéria publicada em 2019, no site de notícias G1:




Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego Acesso em: 20 jan.2024.




A manchete representa que concepção de escrita para a sociedade e para o mundo do trabalho?