Filtrar


Questões por página:
O uso e abuso de drogas é um problema de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, em 5 de junho de 2019, houve a promulgação da Lei nº 13.840, que, em sua Seção IV, especifica importantes pontos sobre o tratamento do usuário ou dependente de drogas.

Sobre a internação involuntária dessa população, assinale a alternativa incorreta.
O uso de álcool é comum no contexto cultural brasileiro, sendo, muitas vezes, incentivado, apesar dos problemas que pode causar. Agudamente, o abuso de álcool associa-se a episódios de violência, além de, frequentemente, levar a quadros de intoxicação que podem ser identificados facilmente nos serviços de urgência clínicos e psiquiátricos.

Sobre o tratamento indicado na intoxicação por álcool, assinale a alternativa incorreta.
Com relação ao uso abusivo de maconha e seus possíveis efeitos, assinale a alternativa correta.
Uma mulher de 20 anos de idade, estudante universitária, apresenta-se muito angustiada, com tristeza inexplicável, choro, desvalia e desesperança, desde que acordou pela manhã. Diz que pensa em morrer, pois sente um vazio muito grande. Segundo os acompanhantes, a jovem não tem antecedentes psiquiátricos, sempre foi muito alegre e com uma visão positiva da vida. Na noite anterior, durante uma festa, parecia mais alegre e desinibida que o habitual.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
Rapaz de 26 anos chega ao pronto-socorro levado por amigos que relatam que estavam em festa de formatura da faculdade quando o paciente começou a passar mal. Apresenta-se inquieto, com tremores de extremidades e sudorese. Recusa-se a sentar para ser avaliado e diz que havia bebido e usou alguma substância para “aproveitar a festa". Ao exame físico, temperatura de 39 o C, frequência cardíaca de 126 bpm, pressão arterial de 160 x 120 mmHg, frequência respiratória de 22 mpm e pupilas midriáticas. Considerando o caso clínico, a hipótese diagnóstica é abuso de álcool e